Pode desligar a geladeira para economizar energia?

Perguntado por: valves2 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta. Por isso, ele precisa ficar ligado 24 horas por dia na tomada para manter sua temperatura estável.

A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

Colocar alimentos quentes na geladeira é uma prática extremamente nociva para o aparelho. O calor inserido aumenta a temperatura no interior do eletrodoméstico e, com isso, o motor precisa trabalhar mais para que o resfriamento seja mantido, aumentando o consumo.

20. Geladeira vazia consome mais energia. Pode parecer estranho, mas quanto mais vazia a geladeira, maior seu consumo de energia.

Desligue no dia anterior
Mesmo se sua geladeira tiver a função frost free, é importante desligá-la e esvaziá-la um dia antes da mudança. Com isso você se certifica de que os motores estarão totalmente parados e evita que as embalagens abram dentro do caminhão em movimento.

Pelo tempo que você precisar! Mas são necessários alguns cuidados dependendo do motivo pelo qual planeja deixá-la desligada.

Antes de mais nada, é preciso desligar a geladeira para não correr o risco de acidentes durante a limpeza. Com ela desligada, retire todos os alimentos do seu interior e aproveite para jogar fora tudo o que estiver com o prazo de validade vencido.

É vantagem desligar o freezer à noite? Não é possível economizar energia com o freezer se o aparelho estiver desligado durante a noite e for religado pela manhã. Ou seja, os gastos podem ser ainda maiores, visto que o aparelho deverá trabalhar mais para suprir o que foi economizado na noite anterior.

Esperar os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira poupa energia. Colocar potes encostados na parede da geladeira não gera desperdício de energia. Regular a geladeira para uma temperatura muito baixa gasta mais energia.

Para manter os eletrodomésticos em ordem não existem muitos segredos. Uma exceção é a geladeira. Segundo a empresária Maria Cristina, “muita gente deixa a geladeira desligada e aberta, mas isso resseca a borracha da porta. É melhor deixar ela ligada no mínimo”.

Independente do motivo pelo qual você teve que desligar a sua geladeira, recomendamos que você o desligue completamente da tomada, esvazie o congelador e não se esqueça de tirar a água das forminhas de gelo. Isso vale para as geladeiras com outro tipo de degelo e para as Frost Free também!

No caso da geladeira, detalhes como a corrente elétrica da sua casa ser pouco estável pode influenciar em sua vida útil. Porém, uma média de uso para as geladeiras começarem a apresentar os sinais de que precisa ser trocada é por volta dos 6 ou 9 anos.

O motor ventilador que assopra o ar pode estar danificado ou o duto por onde ele passa estar somente entupido de gelo. Para resolver o problema de duto entupido, pode-se manter o eletrodoméstico desligado por no mínimo 48 horas. Se esse for o problema, ao religa-lo ela voltará a funcionar normalmente.

A especialista orienta. “Deixar em um número menor é o melhor em caso de viagem, pois economiza mais energia e não tem necessidade que alguém abra muito a porta. O ideal é, no máximo, o número dois quando a gente viaja. Com bastante coisa na geladeira, o ideal é ir aumentado para deixar o alimento mais conservado.”