Pode dirigir tomando cerveja Zero álcool?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Se for a alguma festa e depois dirigir, certifique-se de que a cerveja sem álcool possua uma graduação de 0% da substância. Caso contrário, mesmo bebendo cerveja considerada sem álcool, você poderá ser preso em uma blitz. O motorista deve ser consciente.

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou indevido o uso da expressão “sem álcool” adotada nos rótulos de cervejas com teor alcoólico inferior a 0,5%, já que prejudica os consumidores e viola o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a oferta de produtos com informação inverídica.

Qual é o teor alcoólico da Heineken 0.0 e o que significa 0,03% ABV? A Heineken 0.0 contém uma quantidade extremamente pequena de álcool, no máximo 0,03% ABV (álcool por volume), o que significa que qualquer entidade de Heineken 0.0 contém no máximo 0,03% de álcool.

Aprovadas no bafômetro da Lei Seca
Portanto, a cerveja com até 0,5% de teor alcoólico pode ser anunciada como 'sem álcool' e a ingestão moderada deste tipo de produto não provoca alteração no teste do bafômetro", disse Rose Maduro.

Cerveja Brahma Zero Álcool 0,0% Lata.

Brahma 0,0% - Considerada a melhor cerveja sem álcool brasileira, a Brahma 0,0% é um dos exemplares do país que não possuem nenhum traço de álcool. Para isso, a cerveja (que possui sabor, aroma e cor quase iguais à versão normal) passa por um processo que retira o álcool do líquido no fim da produção.

De modo geral, não existe contraindicação. Como toda bebida e alimento, porém, excessos não são recomendados. Uma vez que a cerveja sem álcool contém glúten, por causa da cevada, celíacos e intolerantes à proteína devem evitá-la.

Os pesquisadores explicam que a grande diferença entre a cerveja sem álcool e a com álcool é a falta do aroma do lúpulo, que é a planta utilizada na produção de cerveja, ao remover o álcool. “Quando você remove o álcool da cerveja, por exemplo, aquecendo-a, você também mata o aroma que vem do lúpulo.

Pensando nisso, a cerveja zero álcool é também uma alternativa para a redução do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e pode ser uma ótima ferramenta para pessoas em processo de recuperação de dependência. A cerveja sem álcool é uma boa alternativa para quem deseja reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Em pacientes que têm hepatopatia crônica por causa do álcool, entretanto, beber a cerveja sem álcool pode levar a pessoa a querer beber a bebida alcoólica e atrapalhar a abstinência. Neste caso, a cerveja sem álcool é um gatilho para a pessoa voltar a beber e deve ser evitada.

Benefícios da cerveja sem álcool
Sempre vista como o 'primo pobre' da bebida maltada, o que pouca gente sabe é que a cerveja sem álcool tem muitos benefícios e nutrientes, como vitaminas do complexo B e ácido fólico, além de ter fator isotônico e quantidade de açúcar relativamente baixa.

Confira algumas das marcas mainstream sem álcool que podem ser encontradas no mercado brasileiro: Heineken 0.0. Estrella Galícia 0.0 ( em três versões: Pilsen, Tostada e Black) Brahma Zero.

O motorista não pode beber nenhuma lata de cerveja com álcool se for dirigir. O CTB é claro e desde 2012 a tolerância é zero para consumo de qualquer quantidade e tipo de bebida alcoólica por parte do condutor de veículo automotor.

Com 0% de teor alcoólico, você não precisa abrir mão de pequenos prazeres. Além de poucas calorias, a bebida possui ingredientes naturais e é livre de açúcar em sua composição. A Itaipava Zero Álcool é uma das cervejas mais consumidas do Brasil!

Mas a Bud Zero é a primeira cerveja da empresa a ter verdadeiramente 0,0 álcool em volume. Usar o nome Budweiser pode dar à empresa uma vantagem entre os concorrentes.

69 calorias por garrafa pequena
A Heineken também disputa esse espaço com a versão zero álcool, lançada no ano passado, com 69 calorias por long neck e 74 por lata.

Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml.

Afinal, produzir uma cerveja não-alcoólica custa mais caro, pois há muita tecnologia e inovação envolvida para ser diluída em uma parcela pequena de consumidores.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

Quando você pensa em problemas no fígado, o álcool quase sempre está no topo da lista de possíveis culpados. Mas, por ironia, isso pode não ser necessariamente verdade. Um estudo recente, realizado na Escola de Medicina de San Diego, mostra que o vinho tinto pode realmente protegê-lo contra doenças do fígado.

A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva “levedura A”, descoberta no século 9 e usada até hoje para garantir uma cerveja balanceada e refrescante.