Pode fazer banho de assento com bicarbonato?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

Por conta do pH alcalino (mais básico), o banho de assento com bicarbonato ajuda no combate à candidíase pela capacidade de amenizar a acidez da vagina, deixando-a imprópria para a proliferação do fungo Candida albicans. Para preparar o banho, basta uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água.

Banho de assento com vinagre
Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias. Para preparar o banho de assento, coloque meia xícara de vinagre em um litro de água quente, e fique de 15 a 30 minutos.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

Pode-se adicionar camomila, sândalo ou benzidamina; Deixe o líquido esfriar um pouco e, quando a água estiver morna, coloque o conteúdo em uma bacia, de forma que o líquido cubra sua parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 5 a 10 minutos; Saia do banho de assento e enxugue a região com uma toalha macia.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Por quanto tempo e com qual frequência devo fazer o banho de assento? Processos inflamatórios agudos necessitam de uma maior frequência de vezes, tais como de 4 a 6 vezes ao dia. Outras situações, necessitarão de uma menor frequência, entre 1 a 3 vezes ao dia.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

- Deve-se lavar a vulva com sabonete de PH neutro, e não é necessário ficar esfregando muito, pois isso sensibiliza a pele, causa manchas, edemas e pode alterar o PH vaginal, deixando a mucosa sem defesas.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

No caso da candidíase de repetição, é importante, além dos tratamentos indicados pelo médico, buscar hábitos mais saudáveis, controlar o estresse, fazer atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.

Algumas causas comuns desse problema são o uso de antibióticos, uso de roupas sintéticas e muito justas, má alimentação, consumo excessivo de álcool, diabetes, gestação, vivência de estresse, etc. Normalmente, quando a candidíase se repete com frequência é sinal de que a imunidade pode estar baixa.