Pode fazer gol de tiro de meta?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O tiro de meta é uma forma de reiniciar o jogo. Um gol pode ser anotado diretamente de um tiro de meta, porém somente contra a equipe adversária.

Até então, essa prática não deve ser permitida nem deve ser penalizada – se ocorrer, o árbitro deve ordenar que o tiro de meta seja batido novamente (mas sem qualquer ação disciplinar).

Para que esteja em posição de impedimento o jogador precisa estar no campo de ataque, mais próximo da linha de fundo do que dois adversários e à frente da linha da bola. Tem impedimento de tiro de meta? Não. Isso também vale quando o passe vem de escanteio e lateral.

– Qualquer jogador pode marcar um gol, desde que não utilize mãos ou braços para tal.

a) tiro de meta, quando um jogador de quadra da equipe de posse de bola no ataque entrar na área de gol com a bola ou entrar sem a bola, mas ganhar vantagem ao fazê-lo. b) tiro livre, quando um jogador de quadra da equipe defensora entrar na área de gol e ganhar vantagem, mas não impede uma clara chance de gol.

Pela regra de futebol, não é permitido marcar gol diretamente da lateral. Se isso acontecer, é revertida uma lateral para a equipe adversária.

Claro que centroavante não pode fazer gol com a mão de propósito. Um gol de mão só valeria se fosse marcado sem intenção: ou seja, bola cruzada, bate despropositalmente no braço/mão do atacante e entra. Nessa circunstância (sem intenção), tudo bem. Mas há uma possibilidade: Gol de goleiro.

O carrinho é uma ação permitida e totalmente aceita dentro do futebol 7, exceto em uma situação: na disputa de bola com a participação de outro atleta na jogada, mesmo que não haja contato.

Ficou popularmente conhecida por esse nome pois, originariamente, consistia em um “tiro” longo e forte, executado de dentro da área e próximo da meta, geralmente pelo goleiro, na direção do ataque.

Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão, para ter direito ao 3º toque. O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.

O tiro de meta é sempre executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro. É concedido em situações em que um jogador da equipe adversária invadir a área do gol ou tocar a bola enquanto ela está parada ou rolando dentro da área de gol.

Um tiro de meta é marcado. A goal kick is scheduled.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

Um jogador só está impedido se ele estiver no lado do campo em que está o gol do adversário. O propósito principal da regra do impedimento é evitar que os atacantes fiquem perto demais da meta do adversário, apenas esperando receber uma bola para fazer o gol.

Tiro de meta lançado pelo goleiro: Se a bola está em jogo e o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador: será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar onde a falta foi cometida.

No futsal, também é válido o “gol olímpico”, aquele que é feito diretamente de uma cobrança d escanteio.

Cobrança de lateral, escanteio e tiro de meta no futsal
Ao contrário do futebol de campo, no futsal, o lateral é cobrado com os pés. A bola deve ser colocada em cima da linha e o jogador não pode pisar totalmente dentro da quadra enquanto faz a cobrança. É permitido pisar em cima da linha.