Pode fazer morfina direto na veia?

Perguntado por: upires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

A morfina pode ser utilizada via oral, subcutânea, intramuscular ou intravenosa. É importante ressaltar que a morfina é uma medicação muito forte e seu uso só pode ser feito sob supervisão profissional, a superdosagem da substância pode trazer danos sérios ao paciente.

doses em termos de sulfato de Morfina. dor intensa: 4 a 15 mg, via intramuscular, subcutânea ou intravenosa (diluída em 4 ou 5 mL de Água Estéril para Injeção); aplicada lentamente (4 a 5 minutos). sedação no pré-operatório; auxiliar da anestesia: 8 a 10 mg.

O fenômeno de tolerância ao medicamento se refere à perda gradual de efeito que pode ser observado quando usamos um fármaco repetidamente. No caso do opioides, a tolerância ocorre muito rapidamente se o fármaco não for bem manejado. Nesses casos, mesmo doses enormes de morfina não farão mais o efeito desejado.

A morfina age sobre o sistema nervoso central e outros órgãos do corpo. Seu principal efeito é o alívio das dores intensas. O tempo para o efeito é de 1 a 2 horas.

Utilizado para tratamento da dor moderada a intensa e como medicação sedativa pré-anestésica, pode ser administrado via subcutânea, intramuscular e endovenosa. A dose de 15,4mg de papaveretum equivale a 10mg de morfina.

O mais sério efeito colateral associado à Morfina, bem como a outros analgésicos narcóticos, é a depressão respiratória e em menor grau a depressão circulatória. Além disso pode aparecer ainda:- fraqueza, cefaléia, insônia, palpitações, constipação, anorexia, boca seca, retenção urinária, prurido.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Os resultados mostram que pode ocorrer depressão respiratória e retenção urinária em pacientes idosos devido ao uso de morfina.

Quando o paciente tem dor, presente na grande maioria dos pacientes com câncer em fase terminal, a morfina é o primeiro medicamento a ser administrado e, às vezes é suficiente para analgesia e sedação.

8) A morfina é administrada para acelerar a morte.
Doses adequadas de morfina mantêm os pacientes confortáveis e não aceleram a morte.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Opioides para dores na coluna
Agora, em dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

Dimorf Solução Oral: cada 1 mL contém 10 mg de sulfato de morfina que corresponde a 32 gotas.

Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol. Estes medicamentos são utilizados para tratar a dor.

Contudo, qualquer tipo de dor pode ser minimizada e trazer mais conforto para o paciente”, afirma. Atualmente, medicamentos à base de opioides são os mais indicados para tratar a dor em pacientes com câncer.

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas. A fórmula estrutural da morfina, que está representada logo abaixo, nos mostra que ela é um composto orgânico do grupo dos alcaloides.

A dor oncológica abrange tanto aquela que é provocada pelo próprio tumor, quanto a que é decorrente dos tratamentos. A intensidade desse incômodo vai de moderada à intensa, dependendo do tipo de tumor, do local em que surgiu e da tolerância de cada paciente.

A menos que prescrito o contrário pelo seu médico a dose usual é: Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade: Dependendo da sua dor você receberá 1-2 ml de Tramal solução injetável (equivalente a 50 -100 mg de cloridrato de tramadol). Dependendo da sua dor o efeito dura cerca de 4 – 8 horas.

Se considerarmos uma analgesia satisfatória com escala de dor em 36 horas igual ou inferior a 3 e considerar ausência de dor a dor leve, a eficácia da metadona foi de 22% a mais do que a morfina.

02/06/2021 Profissional de saúde 1ª - Concordo, Realmente o tramadol não é superior à codeína e tem muitos mais efeitos colaterais.

O tramadol combina ação analgésica e antidepressiva, promovendo o alívio de dores de intensidade moderada a grave. Seu efeito pode ser percebido aproximadamente uma hora após a ingestão, quando a substância já foi metabolizada pelo organismo.