Pode fumar Carapiá?

Perguntado por: uoliveira3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Tem um aroma agradável quando queimada, sendo utilizada também junto com o tabaco e outras plantas. AROMA: fragrância leve, amadeirada. ORIGEM: Brasil. INSTRUÇÕES DE USO: Pode ser misturada com o tabaco e outras ervas ou utilizada em defumação.

Utilizado como um remédio natural contra febres, diarréia e disenteria, problemas de pele, contra dores e inflamações do ouvido, anemia, problemas menstruais, alta pressão arterial, cistite, malária, problemas respiratórios superiores e desordens digestivas.

D. brasiliensis é uma pequena erva, cresce a menos de 15 cm de altura. Produz um rizoma cilíndrico marrom-avermelhado com 2-4 cm de comprimento e cerca de 1 cm de espessura com muitas raízes pequenas. Tem folhas com veios distintos e pequenas flores em forma de cesto.

O caroá é uma planta nativa da Caatinga que é muito utilizada para ornamentação e para extração de fibras que são usadas para fabricação de artesanato.

Extrato Fluido: 1 gota por quilo por dia, dividida 3 tomadas. Chá (infusão) de picão preto: Para adultos - preparar uma colher da planta para uma xícara de água fervente. Desligar o fogo, tampar por 10 minutos e coar.

Raiz de Carapiá
Dorstenia multiformis (nome científico), mais conhecida popularmente como Carapiá Contra-erva, é uma pequena planta encontrada na América do Sul. O nome espanhol Contrayerba vem do antídoto usado para picadas de cobras.

A raiz é usada como um tônico para alívio da disenteria e para facilitar a menstruação; além de aliviar males do estômago e fígado. No Brasil, ela é usada para alívio de febres, dismenorréia, atonia do aparelho digestivo, gastrite, disenteria, reumatismo, dermatite, como expectorante, tônico-estimulante.

Para que serve Mamacadela? A mama-cadela serve para o tratamento de doenças como vitiligo, manchas na pele, úlcera gástrica, resfriado, bronquite, má circulação, dores, inflamações, para purificar o sangue, e em caso de doenças reumáticas, mas sempre sob indicação do médico ou fitoterapeuta.

João da costa é uma erva medicinal popularmente utilizada para tratar artrite e artrose. Além disso o chá João da Costa auxilia na diminuição de cólicas menstruais, infecções urinarias e inflamações nos ovários. Este chá é excelente para pessoas com problema gastrointestinais tais como gastrite, gases e refluxo.

Raiz que empiricamente se aplica contra um veneno. Origem etimológica:contra- + erva. Plural: contra-ervas.

Caracteriza-se por ser uma espécie herbácea, terrestre, estolonífera. Suas folhas possuem espinhos na margem e listras de coloração verde e branca em toda sua extensão, sendo denominadas como variegadas, e podem atingir mais de um metro de altura.

São comestíveis e popularmente chamados de tinge-língua, por causa da coloração roxo-escura dos frutos. Os frutos também servem para o fabrico de geleias, sucos, sorvetes, licores e polpa congelada. Curiosidades: floresce e frutifica praticamente o ano todo. A dispersão é zoocórica, ou seja, feita por animais.

Posologia e modo de uso: Decocção de 10 a 30 g de sementes tostadas em uma xícara de água. – folhas e colmos em decocção: banhos no tratamento do reumatismo e excitante. Internamente: diurético, antiasmático, artrite, cistite, edemas.

caraiba, mascada ou ingerida na forma de chá, é indicada popularmente para tratamento de problemas estomacais e do fígado, “amarelão”, verminoses, diabetes, febre e malária, além de apresentar propriedades abortivas.