Pode jogar água fria em queimadura?

Perguntado por: resteves5 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

É indicado lavar as queimaduras com água fria? Não, o indicado é lavar a queimadura com água em temperatura ambiente e não utilizar água gelada ou gelo. "O objetivo da água é resfriar e interromper o processo de queimadura, para diminuir o dano.

nunca fure bolhas; – nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; – nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; – nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Nunca aplique açúcar, sal, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro em queimaduras. Esses itens podem piorar a situação da lesão e ainda dificultar o diagnóstico do profissional de saúde.

Não, o indicado é lavar a queimadura com água em temperatura ambiente e não utilizar água gelada ou gelo. "O objetivo da água é resfriar e interromper o processo de queimadura, para diminuir o dano. Com a reação inflamatória aguda típica das queimaduras, o paciente tem uma perda de sensibilidade.

Queimadura de 1º grau
Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local.

Jamais retire o que estiver grudado com a pele queimada
A melhor solução é molhar a região com água corrente em temperatura ambiente – nunca gelada – até que consiga levar a vítima ao hospital mais próximo ou até que um profissional chegue ao local do acidente!

Se disponível imediatamente e em quantidade suficiente, a água corrente fria e limpa deve ser utilizada sobre a queimadura o mais rápido possível e por 20 minutos durante os primeiros socorros a queimaduras, conforme recomendado por muitas das principais organizaçoes mundiais de profissionais envolvidos no atendimento ...

Queimaduras de primeiro grau (leve)
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.

Pomada Para Queimadura - Drogaria Minas-Brasil

  • 68% Bepantriz 50Mg/g Pomada Com 30G. Bepantriz. ...
  • 7% NEBACETIN POMADA C/ 15G. Nebacetin. ...
  • 16% Hipoglós Amêndoas 40g. Hipoglós. ...
  • 6% HIPOGLÓS POMADA 135G. Hipoglós. ...
  • Hipoglós Pomada 45g. Hipoglós. ...
  • 22% Bactoderm Pomada Com 50g. ...
  • 16% HIPOGLÓS POMADA 90G.

OS CREMES CICATRIZANTES PODEM OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO
Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor.

Evite passar qualquer tipo de pomada, manteiga, pasta de dente ou hidratantes. Evite colocar gelo sob a queimadura. Não passe manteiga, pasta de dente ou pomadas aleatórias na ferida, não coloque gelo diretamente sobre a queimadura.

As pomadas para queimadura, como dexpantenol ou desoximetasona, podem ser utilizadas para o tratamento de queimaduras de 1º grau, com sintomas como vermelhidão, inchaço, dor ou desconforto na pele, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação, promovem a cicatrização da pele ou previnem o surgimento de infecções.

A presença de tecido preto ou amarelado são indicativos de piora da lesão. Caso além dos sintomas locais a pessoa apresente mal estar, inapetência e febre, deve-se procurar o serviço de saúde para avaliação detalhada do quadro o mais rápido possível.

Como a pele está muito exposta devido à queimadura, o uso desses produtos pode agravar ainda mais a situação do paciente”, explicou a médica. Pomada, pasta d'água, borra de café, clara de ovo, manteiga, creme dental, entre outros artifícios devem ser evitados.

Os primeiros socorros envolvem lavar a região com soro fisiológico ou água corrente e sabão neutro, a fim de limpar e diminuir a dor, e proteger a lesão. Além disso, é importante não romper as bolhas ou puxar o tecido.

As queimaduras profundas e extensas podem causar complicações sérias, tais como choque e infecções graves. As pessoas com queimaduras profundas e extensas podem precisar receber líquidos intravenosos, cirurgia e reabilitação, frequentemente em uma unidade para queimados.

Em meio a essas duas dimensões, física e psicológica, destaca-se a dor como uma das experiências mais marcantes para a vítima de queimadura, tanto por sua intensidade quanto por sua persistência, desde o momento da lesão até a regeneração dos tecidos, ainda podendo permanecer após a alta hospitalar6.

Queimaduras de 2o grau superficiais
Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina. O curativo é feito geralmente com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério. Após a cicatrização, use filtro solar para evitar manchas.

Essas secreções nada mais são do que líquidos produzidos pelo corpo como resultado do trauma gerado no tecido e do próprio processo de cicatrização. Saiba: para que aquele machucado fique curado mais rapidamente, é importante que exista pelo menos um pouco de secreção.

Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.