Pode jogar água na parte de fora do ar-condicionado?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

A limpeza da parte externa do ar condicionado deve ser feita com água e detergente neutro. Pode ser realizada conforme o aparelho for ficando sujo, porém o ideal é limpá-lo pelo menos uma vez por semana para que não acumule poeira no aparelho.

Isso porque, além de serem sensíveis à água, existe o risco de um relâmpago causar uma queda de energia e, consequentemente, afetar os seus aparelhos. Com o ar-condicionado, não é diferente. Ainda mais porque os aparelhos possuem uma unidade externa.

Bem, você pode limpar o condensador e a serpentina com uma escova de pelos, também pode usar aspirador de pó. Se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, é possível usar jato de ar comprimido ou mesmo jato de água, com baixa pressão, tome cuidado para não amassar as aletas.

Ar-condicionado pode pegar chuva com protetores
Protetor | Fibra de vidro: É ideal para modelos externos e oferece muitas opções de tamanho. Se adequa a ares-condicionados de janela e também aos modelos split. Ele preserva a higiene do aparelho e consegue escoar a água da chuva.

1) O motor deve estar frio
Esse é o caso do alternador, caixa de fusíveis ou relés, módulo do freio ABS, de carroceria, da injeção eletrônica, velas, terminais de bateria e bobina. Esses equipamentos não devem receber água.

Reúso é indicado para lavagem de piso, bacias sanitárias e rega de plantas. A água clara gerada por aparelhos de ar-condicionado é uma solução viável para usos não potáveis, como lavagem de piso, bacias sanitárias e rega de áreas verdes.

Limpar o equipamento semanalmente faz parte dos cuidados com compressor de ar que devem ser tomados. Mas é preciso ter atenção e nunca fazer essa limpeza com produtos úmidos.

A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é potável! Você pode reaproveitar esta água de tais forma: reabastecer a mochila ou a cisterna do seu vaso sanitário, reabastecer a água do limpador de para-brisa do carro, para limpar pisos, janelas, peças do carro, certos móveis, etc.

Instalações bem feitas evitam vazamentos de água e gás, excesso de consumo de energia e até incêndio. Ligar o ar-condicionado e não fechar portas e janelas do ambiente prejudica o aparelho. Dessa forma, o equipamento vai fazer um esforço muito maior para climatizar o espaço, diminuindo sua vida útil.

A higienização do ar-condicionado é uma tarefa fundamental para o seu bom funcionamento, uma vez que a falta de limpeza do mesmo, pode fazer com o que seu aparelho diminua a capacidade de refrigeração, aumente o consumo de energia e comece a emitir ruídos, além de ser prejudicial a sua saúde.

Por isso, algumas medidas podem ser tomadas para proteger o aparelho.

  1. Coloque uma capa. Se o equipamento está instalado em um local exposto, em dias de chuva é possível usar uma capa para protegê-lo. ...
  2. Não utilize em dia chuva. ...
  3. Não deixe na tomada. ...
  4. Use um protetor permanente.

Água oxigenada ajuda a manter o ar-condicionado limpo por mais tempo. Para ter maiores intervalos entre as limpezas, você pode borrifar água oxigenada 3% na saída de ar do ar-condicionado, para evitar o acúmulo de bactérias no local. Veja como fazer isso: Desligue o ar-condicionado.

No caso especificamente do ar-condicionado, Pravato explica que janelas e portas abertas podem prejudicar a capacidade do aparelho de resfriar o ambiente, já que isso faz com que ele trabalhe para retirar a umidade e resfriar o ar quente que está entrando.

Não use substâncias inflamáveis, como o álcool, nem água sanitária, porque pode danificar o aparelho. Além disso, mantenha o aparelho desligado (conforme explicamos antes) e dê preferência para a limpeza no período da noite, deixando o ar-condicionado sem uso para secar até o dia seguinte.