Pode jogar vídeo game em dias de chuva?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

é bem perigoso você jogar quando tá chovendo. e além de correr o risco de queimar a. fonte do seu videogame. dependendo do nível da descarga elétrica.

O Lado Sombrio dos Videogames
Quando o tempo de jogo excede as recomendações e começa a substituir as atividades físicas e interações sociais, pode levar a problemas como sedentarismo e isolamento social. Além disso, a exposição prolongada às telas pode causar problemas de sono e visuais.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, sempre com supervisão de adultos; entre 6 e 10 anos: no máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão de responsáveis; entre 11 e 18 anos: limitar o tempo de telas (o que inclui os videogames) a 2-3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.

Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador. Isso porque a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se expandir, de maneira a atingir o dispositivo móvel.

Caso você esteja na rua, principalmente em ambientes abertos, o uso de aparelhos eletrônicos pode, sim, ser perigoso durante uma chuva forte. Isso ocorre, pois caso alguém seja atingido por um raio, estar com um dispositivo eletrônico pode piorar os danos.

Os benefícios de jogar videogames

  • Aumentam a capacidade de resposta.
  • Promovem o trabalho em equipe.
  • Estimulam a criatividade, a atenção e a memória visual.
  • Melhoram a estratégia e a liderança.
  • Ensinam idiomas.
  • Favorecem o pensamento crítico.

Pesquisas recentes sugerem que certos jogos podem tornar sua mente mais afiada, reforçar sua memória de trabalho, melhorar seu foco, suas habilidades espaciais e até mesmo sua visão. Ou seja, talvez a prática não seja tão "perda de tempo" como alguns pais imaginam.

Gamers brasileiros passam duas horas e meia, em média, jogando diariamente. O Brasil já se encontra entre os 15 países com maior público gamer. Atualmente, os gamers do país passam duas horas e meia por dia, em média, jogando – número ligeiramente acima da média global, de duas horas e 14 minutos.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles. Fomos ordenados a utilizar nosso tempo com sabedoria (ver D&C 60:13). O simples fato de uma atividade ser sadia e divertida não significa que valha a pena realizá-la.

“A postura do gamer é corrigível, mas ele precisa de uma musculatura forte para passar mais tempo fazendo aquilo que gosta e evitar os problemas de saúde. Muitos adotam uma postura corcunda e permanecem nela, o que é ruim por que ocorre o encurtamento da musculatura, resultando em uma maior fragilidade”, afirma André.

De acordo com um estudo realizado pelo Laboratório de Sono da Universidade de Flinders, na Austrália, jogar video game antes de dormir pode comprometer bastante a qualidade do sono (e consequentemente o dia) dos jogadores.

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia.

entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

De acordo com Luiza, o uso excessivo de jogos é caracterizado quando começa a causar desequilíbrios e impactar na vida do jovem, como quando ele não quer mais sair de casa para jogar, começa a ir mal na escola, passa a ter distúrbios do sono, irritabilidade, sintomas emocionais, entre outros.

Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Após fazer uma série de testes com baterias, ele respondeu a essa e a outras perguntas relacionadas ao tema. Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si. As chances de que aconteça uma explosão são extremamente remotas.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Não ande descalço ou tome banho durante a tempestade. O GDF destaca ainda que medidas simples podem ajudar não apenas a população de áreas de risco a evitar acidentes e inundações durante as chuvas, mas os moradores de todo o DF.

O videogame usado por médicos para tratar hiperatividade
“Essas descobertas sugerem que os videogames podem estar associados a habilidades cognitivas aprimoradas envolvendo inibição de resposta e memória de trabalho e alterações nas vias corticais subjacentes”, afirma a pesquisa, de acordo com o Mashable.