Pode levar carregador de celular na mala de mão?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Se o seu dispositivo contém bateria ou pilhas de lítio, estas não podem exceder a 2 g ou 100 Wh. Já as baterias de reposição devem ser levadas sempre na bagagem de mão e protegidas na sua embalagem original, para impedir curto circuitos.

Dispositivos eletrônicos e baterias de lítio
Você pode levar com você 15 dispositivos eletrônicos com uma bateria de lítio de até 100 Wh em sua bagagem despachada.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Líquidos, cremes e géis na bagagem de mão
As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) preveem que cada item (shampoos, condicionadores e demaquilantes, por exemplo) deve ter no máximo 500ml, e cada passageiro pode levar itens que somem até 2 litros em sua bagagem de mão, ou seja, 4 embalagens de 500ml.

Sim, pode levá-los na cabine e no porão desde que estejam apagados ou em “Modo Avião” durante todo o voo.

Três das principais companhias aéreas que atuam no Brasil começaram a proibir o embarque de passageiros com smartphones do modelo Galaxy Note 7, da Samsung. Os aparelhos também não podem ser despachados com a bagagem.

Produtos pessoais, como desodorante, spray para cabelo, esmalte de unha, perfume e alguns medicamentos têm restrições. Para levá-los na bagagem de mão, cada embalagem pode ter no máximo 100 ml (3,4 onças). As embalagens precisam estar em uma bolsa transparente, com tamanho de 1 litro.

Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros. Algumas companhias aéreas low cost, principalmente na Europa, não permitem a mala de mão e a mochila, somente a mochila.

Para levar líquidos (e semelhantes ao líquido) na bagagem de mão, você precisa se cuidar com a quantidade das embalagens. Embalagens de shampoo, condicionador, cremes capilares e outros itens pastosos precisam ter no máximo 500ml (cada embalagem).

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg? Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada. Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada.

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.

Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas. O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas.

Por outro lado, as malas devem respeitar as medidas máximas de 35 x25 x e 55cm – levando em conta aspecto de comprimento, altura e largura. Outro aspecto que deve ser respeitado é o peso da mochila, que deve conter, no máximo, 10kg.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Todo tipo de líquido deve ser armazenado em frascos com capacidade máxima de 100 ml. O limite total é 1 litro, ou seja, até 10 frascos de 100 ml, inclusive para bebidas alcoólicas. Então, se você quiser trazer os pequenos frascos de shampoo do hotel como lembrança, está liberado – desde que respeitem os limites!

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estipula que, em voos internacionais, os líquidos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada, do tipo zip-loc. A embalagem ainda não pode exceder as dimensões de 20 x 20 cm.

Entretanto, você pode transportar líquidos acima de 100 ml nos seguintes casos: Medicamentos: você pode ser solicitado a fornecer uma receita médica certificando seu uso durante sua viagem, levando em conta os horários de voo e as conexões.

Assim como os das outras duas empresas, o sistema de wi-fi nos aviões da Azul permite o uso de aplicativos de troca de mensagens. Para utilizá-lo, o passageiro deve colocar o celular em modo avião.

O FBI (Federal Bureau of Investigation — a polícia federal dos EUA) emitiu na quinta (6) um alerta aos viajantes prevenindo-os a sair de casa sempre com uma bateria portátil à mão.