Pode levar sabonete no avião?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Por isso, itens como sabonete, shampoo, condicionador, gel, pasta e creme podem ser transportados. Entretanto, é necessário seguir as especificações de quantidade determinadas pelo órgão regulador para evitar possíveis problemas.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

O desodorante aerossol é outro item pessoal proibido e não pode levar no avião. Eles são inflamáveis e podem colocar em risco a segurança dos passageiros. Por isso, não leve aerossóis e compre um em seu destino, para usar durante a viagem se não estiver dentro das regras da Anac.

Líquidos com mais de 100 ml
Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada. Escolha sempre embalagens pequenas caso precise levar água na bagagem de mão.

Já quando o assunto é bagagem de mão, ou a bagagem que vai junto com o passageiro na cabine durante o voo, o limite de líquidos é de um saquinho com no máximo 1 litro em embalagens que não ultrapassem 100 ml cada. Ou seja, se o seu perfume for menor que 100 ml você poderá levá-lo sim junto a você na cabine.

Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

Produtos de higiene pessoal

  • Sabonete.
  • Creme dental.
  • Escova de dentes.
  • Desodorante.
  • Shampoo.
  • Condicionador.
  • Cotonete.
  • Fio dental.

Qualquer líquido que for levado deve ser armazenado em embalagens de até 100 mL, totalizando, no máximo, 1 L — 10 frascos de 100 mL. O mesmo vale para bebidas alcoólicas, que devem estar no frasco original.

Sim, você pode levar comida no avião.
Porém, é extremamente importante respeitar as regras de segurança do aeroporto. Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

Garrafa de água, chiclete e petiscos
A proibição sobre frascos com mais de 100 ml também é válida quando se trata de… água! Assim, convém levar sua garrafinha, esvaziá-la antes do raio X e tornar a enchê-la durante o voo — basta pedir para um dos comissários de bordo.

9. Sobre a aterrissagem: "Quando você experienciar uma aterrissagem pouco suave em mau tempo não é por falta de habilidade do piloto, mas é provavelmente de propósito. Se a pista de pouso estiver cheia de água, o avião precisar tocá-la com força para dispersar a camada de água e evitar aquaplanagem."

Maquiagem. Cosméticos sólidos, como batom, blush cremoso e produtos em stick, por exemplo, são liberados dentro do avião, assim como pós compactos. Produtos líquidos, como base, corretivo e spray fixador também são liberados desde que sejam em frascos com menos de 100ml para voos internacionais.