Pode ligar a TV no filtro de linha?

Perguntado por: jteixeira . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O filtro de linha serve para aumentar o número de tomadas disponíveis, além de evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos eletrônicos. Assim, é possível conectar uma série de dispositivos à luz, como impressora, videogame, TVs e outros tipos de aparelhos próximos.

Aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam em caso de sobrecarga de energia e curto-circuito. Por isso, os filtros de linha são mais indicados para ligar aparelhos com alta potência, como forno elétrico, secadora de roupa ou aspirador de pó por exemplo.

Os protetores eletrônicos protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, incluindo a restauração de energia após uma queda, além de evitar surtos. Ou seja, há proteção dupla ao usar esse aparelho. Alguns modelos possuem uma chave ou botão inteligente que funciona como um interruptor e dispara quando sobrecarregado.

Segurança: aprenda como proteger a sua SmartTV de hackers

  1. Ative as atualizações automáticas. As atualizações de software não existem por acaso. ...
  2. Evite conectar a TV em redes desconhecidas. ...
  3. Verifique a segurança do roteador. ...
  4. Cuidado com dispositivos removíveis. ...
  5. Não clique em links suspeitos.

Como proteger a sua Smart TV

  1. O que fazer para proteger a Smart TV em casa?
  2. - Mantenha a Smart TV atualizada.
  3. - Desative câmera e microfone da TV.
  4. - Verifique a segurança do roteador e crie uma senha difícil.
  5. - Nunca clique em links nem faça compras pela TV.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Desvantagens do Filtro: • Sem proteção para a contaminação gerada pela bomba. O aumento repentino do fluxo da linha de retorno pode reduzir o desempenho do filtro. Sem proteção direta do componente • Custo relativo inicial alto.

Ele nos deu várias informações que comprovam a ineficácia dos estabilizadores em redes domésticas no Brasil. Segundo ele, atualmente, com o desenvolvimento de fontes de alimentação universais que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, o uso de estabilizadores é desnecessário.

Os circuitos internos de um filtro de linha são composto de um fusível, alguns capacitores, indutores e varistores. Uma das funções deste circuito e evitar que uma alta corrente elétrica chegue aos equipamentos, queimando o fusível antes que isso ocorra.

Outra dica recomendada pelos especialistas é o uso de filtro de linha na hora de carregar o aparelho. Eles evitam que a tensão da corrente elétrica possa se elevar e minimizam o risco de choques e explosões. A sétima dica é nunca coloque o aparelho para carregar dentro de ambientes úmidos como os banheiros.

Em primeiro lugar, o filtro de linha serve para proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos. Afinal, a segurança e economia tem andado cada vez mais próximos nos lares brasileiros. Assim sendo, em caso de imprevistos ou falhas na rede elétrica, os aparelhos nela conectados podem ser danificados.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Assim, essa descarga elétrica pode danificar o circuito.

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

Os estabilizadores podem ter filtros de linha interno, que protegem os aparelhos quando há pico de tensão. São utilizados principalmente em residências e podem ajudar a proteger mais de um equipamento, uma vez que têm a capacidade de conectar diversas tomadas.

Mas, para não haver problemas também com vento ou maresia, uma boa solução é cobrir o aparelho com uma capa especialmente feita para ele, de preferência em tecido aquablock, aquele que normalmente é usado em sofás e almofadas de áreas externas por ser impermeável.