Pode molhar a cabeça do RN a noite?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Pode lavar o cabelo do bebê à noite? O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e ter uma melhor noite de sono. Contudo, a resposta é sim para a grande questão, pois, não existem riscos para este momento tão especial. O indicado é não deixá-lo dormir com o cabelo molhado.

entre 10h e 14h

Recém-nascido deve tomar banho em banheirinha, com água suficiente para cobrir as perninhas dele, usando apenas sabonete neutro para a higienização. Nos primeiros meses, não use shampoo, talco ou perfume. O horário mais indicado é o mais quente do dia, entre 10h e 14h.

Apoie a cabeça da criança em uma das mãos e posicione o seu dedo médio na entrada de um ouvido e o polegar no outro para evitar que a água entre por ali. Com a mão que está livre, pegue uma pequena quantidade de shampoo para bebê e aplique o produto delicadamente na cabeça do bebê.

Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.

Pode dar banho em recém nascido à noite mesmo estando muito frio? Não há restrições, mas o local do banho tem que ser aquecido mais ou menos entre vinte dois a vinte cinco graus, para que o bebê recém-nascido se sinta confortável e não corra nenhum risco.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir.

O bebê pode sim tomar banho todos os dias, mas segundo a SBP, os banhos também podem ser espaçados, com intervalos de 3 a 4 dias entre eles. Porém, mesmo sem o banho é preciso manter a higiene, principalmente das dobrinhas e da área de fraldas. E quanto a quantidade de banhos por dia, não existe um limite.

Sim! Há um mito de que o coto umbilical não pode ser molhado, mas não há problema em molhar o umbigo durante o banho do bebê.

Para acalmar o bebê com sono agitado, deite-o de novo no berço e saia do quarto. Apesar de partir o coração de muitas mães e pais, essa atitude é superbenéfica para a criança, uma vez que o distúrbio possui episódios esporádicos que duram até 15 minutos.

Evite a água direto na cabeça e rosto do bebê. Não ensaboe o corpo todo de uma vez, pois a pele fica escorregadia e podem ocorrer acidentes. Escolha produtos seguros para você e o bebê, priorizando gel lavante. Peça para o outro cuidador tirar o bebê do banho e já enrolar na toalha.

Caso essa região se solidifique antes do tempo considerado normal, entre os 3 e 4 meses, poderão aparecer dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê e o pediatra poderá indicar um procedimento cirúrgico para que o cérebro consiga crescer.

Você pode passar a mão e limpar a região durante o banho normalmente, basta apenas não bater nas moleiras. Um dos cuidados mais importantes em relação à cabecinha do bebê envolve não balança-lo com força ou realizar brincadeiras que envolvem um forte balanço.

O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê. Se o dia estiver gelado, uma boa dica para manter o bebê aquecido é colocar uma toalhinha molhada com água morna na barriga durante o banho.