Pode passar óleo nos cabelos todos os dias?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Você pode usar o óleo de cabelo junto com sua máscara de tratamento, uma vez por semana.

Quantas vezes posso usar o óleo no cabelo? Se você quer usar o óleo como um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Quem quer investir em um tratamento mais profundo pode investir na umectação com o produto uma vez por semana.

O óleo de coco protege o cabelo do ressecamento do shampoo
Quem tem esse tipo de cabelo sabe que o shampoo, por ser higienizante, pode remover a oleosidade natural do cabelo. Assim, o óleo de coco, quando aplicado antes de entrar no banho, pode selar os fios e impedir que o shampoo tire oleosidade além do necessário.

Para utilizar um óleo capilar e obter um brilho leve, basta aplicar uma pequena quantidade sobre os cabelos secos longe das raízes, concentrando a aplicação nas pontas.

Para quem não sabe, a umectação noturna é uma técnica que consiste na aplicação de óleos vegetais no cabelo seco e sujo, antes de dormir para que a noite esse óleo aplicado venha agir e nutrir os fios. É uma das melhores opções de NUTRIÇÃO.

O uso contínuo do óleo de coco no cabelo pode criar uma camada que impede que a água penetre no fio, ou seja, ele não vai hidratar e outros produtos que você usar não terão o mesmo efeito por causa dessa película que ele cria nos fios.

Óleo de rícino

Óleo de rícino
Esse produto é conhecido, principalmente, pelos seus benefícios de fortalecimento dos fios para um crescimento capilar mais saudável. Mas não é só isso. Esse óleo capilar também tem o poder de hidratar os fios e até controlar a oleosidade e ajudar no controle da caspa.

Você pode usar a linha de produtos com óleo de coco no cabelo na rotina para uso diário ou como parte do cronograma capilar, então é importante conversar com o seu cabeleireiro para entender a frequência ideal para o tratamento.

O óleo de jojoba também auxilia nesse processo, porque ele é capaz de dissolver os sebos e oxigenar o couro cabeludo, facilitando a produção de células que fazem o cabelo crescer com mais força e rapidez.

O procedimento conta com a aplicação de óleo capilar da raiz às pontas para nutrir e hidratar os fios que estão mega ressecados, principalmente os cacheados, crespos ou aqueles que passaram por químicas, e o resultado é altamente visível: brilho intenso, diminuição de frizz e pontas seladas e cheias de movimento.

Além de tratar a região e evitar que os cabelos fiquem mais propensos aos quadros de ressecamento e quebra, os óleos reparadores também protegem os fios contra novos danos, tendo uma ação ainda mais eficaz nas pontinhas – que são as áreas mais frágeis do perímetro capilar.

óleo de coco

Entre os inúmeros ativos presentes nos óleos, um que faz muito sucesso é o óleo de coco – suas propriedades são super hidratantes e ele é rico em gordura boa. Ou seja, ajuda a encorpar os fios e dá a sensação de cabelos mais grossos e com volume. Dica: faça o tratamento a cada 15 dias para um melhor resultado.

Quando usado quente, ajuda a manter o cabelo macio e brilhante, reduz o frizz em todos os tipos de cabelo e ainda ajuda a prevenir pontas duplas. O correto é aplicar o óleo de coco à noite e lavar os fios de manhã para conferir mais hidratação e força à fibra capilar.

Depois de aplica-lo, deixe agindo de uma a seis horas. Lave os cabelos normalmente. Nesse método o óleo precisa estar liquido, então, caso você esteja em um dia mais frio, coloque o potinho do óleo em banho maria. Se o dia estiver muito frio, você também pode usar uma touca plástica, para o óleo não endurecer nos fios.

duas horas

Umectação tradicional
E quanto tempo deixar o óleo no cabelo? O produto deve permanecer por, no mínimo, duas horas. Esta umectação é indicada para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos que sejam tanto naturais quanto estejam danificados por química.

A aplicação de óleo em cabelos molhados não proporciona tanto brilho, mas traz outros benefícios: ajuda no desembaraço dos fios e oferece proteção térmica antes do secador. Em cabelos secos, o efeito de brilho é maior e você terá uma melhor proteção contra frizz, raios UV e poluição.

Como fazer a hidratação noturna da forma correta?

  1. Passo 1: Divida o cabelo em mechas para facilitar a aplicação do creme noturno;
  2. Passo 2: Com os fios secos ou úmidos (nunca molhados), passe o creme de hidratação noturna por todo o comprimento e pontas;
  3. Passo 3: Deixe o produto agir enquanto dorme.