Pode passar violeta na boca?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A Violeta Genciana Needs possui ação antisséptica e é indicada para os tratamentos de: Candidíase oral (sapinho), aftas, estomatites, impetigo (infecção bacteriana da pele), infecções superficiais, lesões crônicas e irritativas e nas dermatites.

Tratamento para feridas: essa solução, se diluída em água, pode auxiliar no tratamento de feridas de pele e na prevenção de micoses e inflamações. Algumas vezes é utilizada também para tratar infecções nos mamilos causadas pela amamentação.

Este medicamento é indicado para tratar pequenos ferimentos em geral, aliviando temporariamente a dor.

O sapinho é tratado com cremes antifúngicos de uso local. Pessoas com formas muito agressivas da doença necessitam de remédios por via oral e, às vezes, na veia.

Acetonida De Triancinolona 1 mg | Tratamento De Aftas | EMS.

Compressas frias ou quentes para reduzir a inflamação. Enxaguante bucal: pode ser feito com água e sal várias vezes ao dia. Mudanças alimentares: evitar alimentos duros que podem ferir a gengiva como biscoitos, cereais ou qualquer alimento duro ou com textura áspera.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Bochecho com sal e água morna
Uma das formas mais simples e eficazes para eliminar bactérias na boca e ainda garantir alívio do inchaço em casos de gengivite é usando água morna e sal. Essa solução tem ação antisséptica e por isso ajuda na redução da placa bacteriana.

O tratamento do sapinho consiste em remover as placas com água com uma pitada de bicarbonato e pingar na língua e boca , depois da alimentação, umas seis a oito gotas de violeta de genciana ou um conta gotas de solução de nistatina. Isso deve ser feito três ou quatro vezes ao dia. Veja também: estomatite.

Apesar de ser uma substância muito usada em humanos, principalmente para tratar catapora em crianças e bebês, diminuindo a coceira, esse remédio não deve ser utilizado em cães e gatos.

Possíveis efeitos colaterais de Violeta Genciana: Coceira, irritação na pele, úlcera na pele, tingimento na pele, pigmentação permanente, irritabilidade e úlceras.

A violeta de genciana deve ser usada sobre a pele afetada, aplicando um pouco da solução de violeta genciana em um cotonete, algodão ou gaze, para evitar manchas na pele, e em seguida passar apenas na região afetada, evitando passar na pele saudável, de 1 a 2 vezes por dia, conforme indicação médica.

Corante que é uma mistura de violetas rosanilinas com propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-helmínticas.

Aplicar sobre o local, previamente limpo. 01 Antisséptico tópico violeta genciana solução a 2% 30 ml LBS. Manter em local fresco e ao abrigo de luz, em temperatura ambiente.

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com medicamentos responsáveis por eliminar o fungo, sendo a Nistatina e o Fluconazol os mais comumente utilizados. Além disso, podem ser usados remédios para melhorar a imunidade, cessar o desconforto e a dor e melhorar algum mal-estar que o paciente esteja apresentando.

O tratamento da candidíase oral pode ser feito com bochechos e deglutição de nistatina 4 vezes por dia por pelo menos 1 semana. Se não houver melhora, indica-se o uso de fluconazol em comprimido.

A Violeta Genciana Needs possui ação antisséptica e é indicada para os tratamentos de: Candidíase oral (sapinho), aftas, estomatites, impetigo (infecção bacteriana da pele), infecções superficiais, lesões crônicas e irritativas e nas dermatites.

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Sal. O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água.

Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem da afta, já se sabe que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.

Tratamento de feridas e inflamações bucais
Escovar os dentes com frequência e suavemente com uma escova macia e bochechos com água salgada pode ajudar a evitar que as feridas fiquem infectadas. A dor pode ser aliviada evitando alimentos ácidos ou altamente salgados e quaisquer outras substâncias que são irritantes.