Pode passar VT duas vezes seguidas?
Bilhete único não é mais aceito na mesma catraca duas vezes seguidas. Mudança implantada vale para bilhete do trabalhador e estudantil. SPTrans diz que medida foi adotada para evitar fraudes.
Qual o limite do VT?
Não haverá bloqueio dos cartões, mas apenas dos créditos do tipo Comum caso o saldo ultrapasse R$ 43.
Quais as regras do vale-transporte?
Segundo a lei, para pagar pelo vale-transporte, o empregador pode descontar até 6% do salário fixo do empregado. Veja o que diz o art. 4º: O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico.
Quantas passagem o cartão vale-transporte passa por dia?
Você pode pagar com o mesmo cartão bancário ou telefone celular com NFC até 5 passagens no intervalo de 30 minutos, somando o máximo 10 passagens por dia.
Como funciona baldeação de ônibus?
Quando há integração tarifária apenas dentro do terminal, a pessoa embarca no segundo ônibus sem custo. Mas se ela embarcar no segundo ônibus fora do terminal ela fará uma baldeação e não uma integração.
Porque estão me cobrando 4 83 na condução?
Segundo a SPTrans, o que tem ocorrido é uma atualização do valor que aparece no visor. A gerenciadora diz que os R$ 4,83, somente na modalidade Vale-Transporte, já eram pagos pelo empregador desde 01º de janeiro de 2020.
O que acontece quando o funcionário não usa todo o vale-transporte dentro do mês?
Exigir que o empregado devolva os VTs não utilizados; No mês seguinte, quando da concessão do vale, a empresa poderá deduzir os vales não utilizados no mês anterior; Multiplicar os vales não utilizados pelo valor real dos mesmos, e descontá-los, integralmente, do salário do empregado.
O que é considerado uso indevido do vale-transporte?
Uma das ilegalidades no uso do VT é a venda ou troca do benefício, com fim de obter dinheiro ou outras vantagens na troca. Quando o colaborador não desejar ou precisar do benefício, deve recusá-lo no momento da sua contratação, ou alterar a sua declaração perante o departamento pessoal, sempre por escrito.
Tem como reverter saldo de vale-transporte em dinheiro?
Depois que o saldo está no cartão, não é possível pedir para converter o valor em salário. Por outro lado, quando o bilhete é utilizado para outros fins, o trabalhador deve pagar a passagem do próprio bolso.
O que diz a CLT sobre transporte de funcionários?
Confira o artigo: Art. 58 – § 2o O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.
O que diz a CLT sobre vale-transporte artigo 458 da CLT?
* Art. 458 com redação dada pelo Decreto-Lei nº 229, de 28-2-1967. § 1º Os valores atribuidos às prestações in natura deverão ser justos e razoáveis, não podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salário mínimo (artigos 81 e 82).
É possível cancelar o vale-transporte e depois pedir novamente?
O funcionário pode renunciar em receber o vale transporte e depois vir receber novamente. A renuncia é bom que seja feita em uma carta de próprio punho e assinada pelo funcionário.
Porque o cartão de passagem bloqueia?
Quem pode ser bloqueado? Estudantes que tenham cedido o cartão a terceiros, utilizado em dias não letivos ou fora de horário pré-estabelecido ou que tenham utilizado dois benefícios em sequência - meia-passagem e Passe Livre- .
Quantas vezes posso passar o cartão ótimo por dia?
Patricia Souza 6 vezes por dia. passagens. seu Cartão Ótimo é cidadão? empregadora pode alterar este número.
Quantas vezes posso passar o Bilhete Único no mesmo ônibus?
4 embarques, aos domingos e feriados oficiais, pelo valor de uma tarifa vigente, nos veículos do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, realizados no mesmo dia, no período máximo de 8 horas, desde que a última recarga realizada no cartão tenha sido feita com crédito eletrônico ...
Qual o tempo para fazer integração?
A integração do Bilhete Único dura até 3 horas após a primeira passagem pelo validador. Ou seja, você pode usar seu Bilhete Único sem que seja descontada uma nova passagem em até 3 horas após o primeiro uso. Entretanto, se você for integrar sua viagem entre ônibus + metrô/trem, a integração para esses últimos diminui.
Quanto tempo de baldeação?
Agora, passageiros podem realizar baldeação de graça dentro de três horas após pegar ônibus. A Justiça do Rio determinou um aumento do tempo de uso do bilhete único carioca. Agora, os passageiros podem realizar uma baldeação de graça dentro de três horas após pegar um ônibus.