Pode pega sífilis pelo alicate de unha?

Perguntado por: yescobar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Ela pode ser transmitida por meio da relação sexual com parceiro contaminado, sem uso de preservativo, através de transfusão de sangue, do compartilhamento de utensílios como alicate de unha para tirar cutícula ou por via placentária, que é quando a mãe contamina o bebê, ainda em gestação.

Em caso de feridas na região da boca, o vírus também pode ser transferido pelo beijo ou pelo toque nas lesões. Os primeiros sintomas da doença são feridas nos órgãos sexuais e ínguas na virilha que começam a surgir entre sete e 20 dias após o sexo desprotegido com uma pessoa infectada.

Saiba mais sobre as hepatites B e C, a Aids e a Sífilis: As Hepatites B e C podem ser adquiridas por transfusão de sangue, compartilhamento de materiais que furam e cortam (lâminas de barbear, agulhas, alicates de unha), sexo sem camisinha e de mãe para filho na gestação.

Não é possível dizer quanto tempo o vírus permanece no alicate, mas é possível afirmar que é por um tempo curto. Se o alicate já estava guardado por muito tempo no guarda roupa o vírus já não está mais lá.

Álcool 70 ou isopropílico. Basta mergulhar o alicate em uma bacia com esse produto e deixar de molho por 30 a 50 minutos.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

SINAIS E SINTOMAS: Sífilis Primária - O tempo entre a contaminação e o surgimento das primeiras manifestações da doença (incubação) é de dez a 90 dias (média de três semanas).

Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Sífilis latente: fase assintomática (quando o paciente é portador da infecção mas não apresenta sintomas). É dividida em sífilis latente recente (menos de 2 anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de 2 anos de infecção).

Importante: ao contrário do que muitos podem pensar, não é possível pegar sífilis através do contato com assentos, vaso sanitário, água de piscina, banheira, toalhas, roupa ou talhares.

Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.

VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico. VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis. VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária.

Sífilis – A sífilis, mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível, também pode ser transmitida pelo beijo. No segundo estágio da doença surgem pequenas feridas na boca. De acordo com a especialista, “há um percentual muito grande de registro dessa doença, maior até mesmo que a mononucleose.

A transmissão da sífilis ocorre por meio de relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada, podendo também ser transmitida para o bebê durante a gestação ou no momento do parto. Não é transmitida pelo uso de talheres, compartilhamento de roupas ou pela utilização do mesmo vaso sanitário.

A sífilis, por ser uma doença causada por bactéria, é tratada com antibióticos. O tratamento, que varia entre 1 a 14 dias, dependendo da avaliação clínica e do estágio da doença, é feito à base de penicilina benzatina, sendo altamente eficiente, principalmente nas fases iniciais.

Daí a importância de você ter não só o seu próprio alicate, mas também todo o kit. Os vírus contidos no alicate usado pela manicure também podem provocar verrugas na região do entorno das unhas tanto dos pés quanto das mãos. Se não levado a sério, pode se espalhar por outras regiões do corpo.

3- Verificar se consta, na parte lateral do saquinho de esterilizar, a marca indicadora de esterilização. Esta marca (parecida com uma tarja ou seta na cor cinza esverdeado) aparece automaticamente no saquinho quando exposto à altas temperaturas.

Já os fungos costumam ficar até três dias nos instrumentos. A micose das unhas pode ser transmitida por meio de cortadores, espátulas, alicates de cutículas e de unhas, toalhas úmidas e lixas que tenham tido contato com qualquer unha contaminada.

Ainda segundo o infectologista, a única maneira segura de esterilizar os alicates de unhas é usando o forno de Pasteur, que aquece o material em calor seco, a 180º, por uma hora, ou o autoclave.