Pode pegar atestado por dor de dente?

Perguntado por: nmenezes3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Em relação ao problema dentário, consta na legislação que o cirurgião dentista pode atestar falta ao trabalho, no setor da sua atividade profissional. Se a incapacidade for outra, o empregado terá que procurar um médico que avalie o caso para decidir se é passível ou não de atestar a ausência ao trabalho.

Se você está com um dente doendo muito, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Porém, para quem não tem um plano odontológico, o único caminho é buscar um hospital comum. Nesse caso, o problema será apenas amenizado, não tratado.

Sim! O cirurgião-dentista é competente para atestar no setor de sua atividade profissional e o empregador não pode recusar o atestado emitido por ele. Base legal: Art. 6º, inciso III, da Lei 5081/66.

Porém, a apresentação de atestados médicos, desde que legítimos e emitidos por médico devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina, deve ser aceito pelo empregador e denotam que o empregado está doente e não deve trabalhar.

Se você precisa realizar uma extração de dente, saiba que é preciso uma atenção especial ao longo dos dias seguintes, para evitar infecções. Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores.

Para justificar falta por motivo de saúde, com atestado até de 3 dias, você pode abrir um Processo SEI e encaminhá-lo à Coordenadoria de Saúde e Assistência (CSA).

As UPAS atendem casos de infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhecidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

A recusa de um atestado só se justifica se ele for contrariado por junta médica. Entretanto, a empresa pode exigir uma nova avaliação pelo médico da empresa, de acordo com a ordem de preferência de atestado estabelecida pela legislação. A lei 605/1949, Art.

“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

CID Z76.3 no atestado médico
O CID Z76.3 deve ser incluído no atestado médico caso o acompanhante de um paciente solicite o documento. Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

Como fazer um atestado médico? Confira 5 dicas para ajudar nessa importante tarefa.

  1. Nunca recuse ou cobre pelo atestado. ...
  2. Solicite sempre um documento original com foto. ...
  3. Registre um contato. ...
  4. Explicite a finalidade. ...
  5. Não escreva diagnósticos ou códigos de doenças (CID-10).

Assim, se o empregado estiver com “suspeita” de Covid-19 ou se teve contato com alguém que testou positivo para o vírus, poderá ficar isolado, por este período de 7 dias, sem a necessidade de apresentar atestado ou qualquer outra justificativa para sua ausência.

Verificada a CID Z76. 5 ou a CID Z. 02.7, a empresa pode optar por demitir por justa causa seu empregado, sob a fundamentação de "ato de improbidade" sendo tal entendimento já reconhecido em decisões da Justiça do Trabalho.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

O CID R11 – Náusea e vômitos representa uma condição causada por problemas estomacais. Quando uma indisposição (enjoo) é acompanhada de uma contração que força o conteúdo do estômago até o esôfago, de onde é expelido pela boca. Por vezes, também há dor na barriga.

O que ocorre é que, com a inflamação da gengiva, as bactérias presentes na cavidade bucal podem entrar na corrente sanguínea e entupir os vasos sanguíneos, o que dificulta a ereção.

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

Alerta: A presença de um dente siso infeccionado pode ser perigoso para a saúde do paciente, explica o Dr. Roberto Gamarano.