Pode plastificar procuração?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Documentos de identificação não podem ser plastificados! É muito importante que você saiba isso, pois essa prática já foi comum e aceita no Brasil antes dos anos 2000.

No caso de documentos de identificação, é vedada a extração de cópia autenticada se o documento estiver plastificado.

Também é proibida a emissão de cópia autenticada se o documento original contiver rasuras, tiver sido adulterado por raspagem ou corretivo, bem como contiver escritos a lápis. Documentos de identificação plastificados também não podem ser autenticados.

LEI Nº 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968.

Nos casos dos documentos feitos com papel moeda, se você PLASTIFICÁ-LO, automaticamente tornará seu documento inválido. A plastificação é proibida no Brasil porque ocorriam muitos casos de adulteração de documentos. Muitas pessoas compram porta-documentos para dar mais proteção à documentação.

Ele também é conhecido como polaseal ou pouch film e tem uma espessura ideal pra proteger qualquer papel da poeira, água, outros líquidos e sujeiras.

A plastificação da carteira de identidade é item de segurança do documento segundo diretrizes do instituto de identificação. Caso o documento esteja replastificado, ele não é válido como um documento oficial, visto que a retirada da plastificação original pode gerar adulteração do referido documento.

O Polaseal é ideal para proteger documentos pois é a prova d'água e também possui proteção UV. Ideal para trabalhos como: comunicados, Placas de Identificação, cardápios, certidões, fotos, cartões e qualquer Documento até o tamanho A4.

A cópia autenticada é a cópia (Xerox) de um documento, que tem a mesma validade do original. O Tabelião atesta que a cópia autenticada é fiel, idêntica ao original, e por isso, tem a mesma validade que ele.

A autenticação de documentos reproduz um documento e confere a ele a mesma validade que o original. Os documentos autenticados têm o mesmo valor que os originais, uma vez que a autenticidade confere prova plena do documento para todos os efeitos legais, o que diminui a possibilidade de terceiros negarem a sua validade.

preço geralmente gira em torno disso quatro. a cinco reais e tecnológica em r$5 tá. então tamanho a4 país o valor que o tamanho menor zinho na época documento menor está custando. 2 reais está então.

Digitalização Documentos

PapelQtd. de FolhasR$
A421 a 500,75
A46 a 201,00
A41 a 52,00
A4Acima de 500,40

O documento pode ser plastificado ou anexado à carteira de trabalho. A mudança, além de facilitar o trabalho de quem busca o registro, beneficia também os trabalhadores que procuram as unidades do ministério para outros serviços.

5º, inciso LVIII, da Constituição Federal, para determinar que todo cidadão seja obrigado a portar documento de identificação civil.

Nas vias públicas, somente policial poderá solicitar a identificação ou a apresentação de documentos pessoais, vedada a retenção, salvo nos casos de fundada suspeita de ilegalidade, devidamente justificada, e pelo tempo necessário para a confirmação (NR).”

Há dois modos de plastificação: a quente e a frio. Na plastificação a quente, a união entre o filme e o impresso resulta em um produto mais protegido através de um processo rápido.

O novo documento de identidade (Registro Geral) não pode mais ser plastificado e inclui os números do PIS/Pasep, do CPF e da certidão de casamento. Ele possui uma tarja plástica cobrindo os campos impressos, que se retirada, rasga e inutiliza o documento, dificultando as falsificações.

Quando plastificados, a conferência da veracidade de um diploma torna-se imprópria, considerando tipo e gramatura do papel e os tratamentos gráficos especiais aplicados. Ademais, cabe ao verso do diploma anotações, averbações, apostilamentos, registros, os quais tornam-se inviáveis, nessa condição.

Polaseal

Contudo, o correto é Polaseal mesmo, um plástico para plastificação, também conhecido como "pouch film". Esse plástico envolve o documento em um processo de aquecimento na plastificadora, sem nenhum ponto de entrada ou saída, evitando, assim, que o material estrague com o tempo.

O cidadão pode mandar plastificar de novo ou precisa solicitar outra via? O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.