Pode rebocar parede externa com argamassa?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dentre as vantagens pode-se destacar que por se tratar de uma massa de cimento, cal e areia, a estrutura da argamassa se mostra bem mais resistente e durável na construção. Por esse motivo, recomenda-se rebocar parede com argamassa em áreas externas que estão em contato constante com chuvas.

Em resumo, o cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco – que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Por sua vez, a argamassa serve para fazer o assentamento de revestimentos cerâmicos e tijolos, além de impermeabilizar, nivelar e regular as superfícies.

Não tem segredo para saber como fazer reboco rápido de parede. Segundo os profissionais da área, basta misturar a proporção de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água, respectivamente, para a obtenção de um reboco de qualidade.

massa acrílica

A massa acrílica é mais resistente à umidade e, por essa razão, é mais indicada para áreas externas e molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço). Ela é muito usada em fachadas de prédios, casas, lojas e escolas, por exemplo.

O concreto, por sua composição, é mais resistente e durável que a argamassa, não é a toa que é utilizado na fabricação de muitos materiais, assim como acontece com a produção de artefatos de concreto. No entanto, a eficiência de cada um deles depende do uso e dos tipos de obras que são realizadas.

Reboco. Constituída por uma porção de cimento, duas porções iguais de cal e nove porções de areia, essa argamassa é chamada de massa fina ou reboco, e é utilizada para dar um bom acabamento nas construções de paredes.

Reboco. Reboco ou massa fina é a argamassa constituída por uma porção de cimento, duas porções iguais de cal e nove porções iguais de areia.

Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho. Essa quantidade de traço é o suficiente para cobrir 0,15m³ de parede.

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

As argamassas prontas garantem agilidade e segurança nas obras, pois, elas vêm preparadas para atender as diversas aplicações, bastando apenas a adição de água para a sua aplicação. Trata-se de um produto utilizado para assentamento de revestimento em pisos e paredes.

Com a adição de ligante hidráulico à mistura inicial, aumenta-se a tensão capilar e, consequentemente, a retracção (deformação). O aumento da resistência tende a diminuir a retracção, embora aumente as tensões provocadas por retracção provocando a fissuração macroscópica.

Reboco com gesso x reboco tradicional

  • maior durabilidade, já que a massa é feita com areia, cimento e cal;
  • mais resistência;
  • impermeabilidade, por isso é ideal para áreas externas e espaços úmidos;
  • oferece uma ótima acústica;
  • equilibra a temperatura interna do ambiente;
  • pode ser perfurado.

Os impermeabilizantes mais utilizados para reboco e parede interna são:

  1. Argamassa polimérica.
  2. Manta asfáltica.
  3. Emulsão acrílica.
  4. Emulsão asfáltica.
  5. Hidrofugantes.

Essa mistura de cimento, aditivos, areia e água vai lhe acompanhar por toda a obra e tem a função de proteger superfícies e também de assentar tijolos, blocos, azulejos e ladrilhos.

A massa corrida é aplicada após a argamassa, para dar acabamento na parede, deixando ela bem lisa. Após a sua utilização desse produto, a parede deve ser lixada para evitar ondulações e imperfeições. O gesso é o material usado para dar acabamento e decorar os ambientes.

É possível usar ainda tinta elástica ou tinta impermeabilizante na parede. Há ainda outros produtos, como tinta asfáltica e manta, que são indicados para fazer a vedação das estruturas no processo de construção, na fase da fundação e da instalação da laje.

A massa corrida não suporta bem a presença de água.
Quando isso acontece, ela passa a absorver muita água e acaba se “desmanchando”. Toda essa água absorvida tenta evaporar e acaba “empurrando” a tinta, dando surgimento às bolhas.