Pode se benzer à noite?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Benzer à noite não é bom, não é uma linha boa. Pode ser perigoso”, alerta.

O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.

Quem for benzer deve fazer o sinal da cruz sobre o doente utilizando um ramo verde. Em seguida deve rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e a seguinte prece: "Pai eterno, senhor misericordioso e justo.

Para o bebê dormir melhor: com um raminho de manjericão nas mãos, pegue o bebê no colo e cantarole canções de ninar. Assim que ele pegar no sono, coloque o galhinho de manjericão dentro do travesseiro e mantenha-o lá por sete dias.

Deus, põe tua bênção sobre estes remédios. Levanta a mão divina sobre estes remédios, assim, eles servirão para a cura dos males do corpo e dos males da alma. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".

Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (benzer)
(nome da pessoa) tu tens quebranto, dois te puseram, três hão de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar. Em nome das três pessoas da Santíssima Trindade (benzer) que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ámen.

O benzimento, técnica de cura ancestral, é uma prática muito antiga que visa buscar o equilíbrio nos campos físico, mental e espiritual através das orações, uso de objetos consagrados, ervas, óleos e rituais.

Existem duas plantas bem comuns usados pelas benzedeiras, a arruda (Ruta graveolens L.) e o incenso (Tetradenia riparia Hochst.), pois elas servem para afastar o mal do ambiente.

Segundo Calheiros (2017) dentre as doenças corriqueiras nas quais as benzedeiras são consideradas especialistas estão: espinhela caída, mau olhado, ventre virado, cobreiro, benzimento de crianças, dor de cabeça, moleza no corpo entre outros.

— Ela não cobra nada, às vezes a gente leva uma agrado, uma compota de doce ou um melado, mas não se deve pagar e nem agradecer pela benzedura — afirma Oliveira.

São diversos os sintomas de quem é vítima do quebranto: olhos lacrimejantes, moleza por todo o corpo, tristeza, bocejar constante, espirros repetidos, inapetência. No caso dos animais, ficam tristes, parados e encorujados.

Resolver mau-jeito
Deve ser feita a seguinte reza: “Te curo de carne quebrada, torna-te a soldar. Nervo torto torna a seu lugar. Nervo que retorceste, Deus que te põe onde nasceste.

Abençoar tem maior amplitude de significação e é usado frequentemente com o sentido de «dar a bênção (divina)» ou de «bem-fadar / glorificar». (1) «O sacerdote abençoou os fiéis.» Bendizer, por sua vez, surge sentido de «louvar», «agradecer por uma bênção»: (3) «O povo bendisse a proteção concedida.»

Eu confio em tua intercessão maternal, pois és também minha Mãe e conhece minhas angústias e tristezas, feridas e medos. A Ti, Virgem Santíssima, consagro, hoje e sempre, os meus filhos, para que, guardados em Teu santo amor, sejam sempre protegidos de todos os males e vivam felizes nesta terra.

Segundo o sacerdote, o sono está relacionado ao sentimento de paz que a oração proporciona. “A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma. Acalma porque nos mostra a presença confortadora de Deus, que nos acolhe em nossas necessidades. Talvez seja por isso que o sono vem”, explica o padre.

Bom sono: Coloque três folhas de alface dentro do seu travesseiro e peça ajuda ao astral para dormir melhor. Troque-as quando secar.