Pode ser demitido por fofoca?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Os autores das fofocas poderão ser demitidos, inclusive, por justa causa. Vale destacar que, com o uso de redes sociais e do WhatsApp, a questão se tornou muito mais complexa dentro das empresas, visto que muitas vezes estes são usados como meios avassaladores de expor a vítima no ambiente de trabalho.

Expor fatos íntimos da vida de alguém de forma maledicente e constrangedora para outras pessoas pode caracterizar difamação. Não se trata de mera fofoca popular, mas de um crime contra a honra, já que há um fato ofensivo à reputação de alguém.

Neste caso, a liderança ou RH terá que conversar com essa pessoa e entender a gravidade da situação. Por exemplo, a fofoca no trabalho é crime quando constatado assédio moral. E então, será preciso tomar medidas judiciais, advertindo assim uma multa que pode chegar a 30 mil reais.

Conversas de corredores, fofocas, mensagens internas contendo informações íntimas de determinado funcionário, são atitudes consideradas indecorosas, e devem ser coibidas pelos empregadores ou seus representantes no ambiente de trabalho.

Afinal, o patrão pode proibir funcionários de conversar entre si? Infelizmente, a resposta é depende. Como vimos, o patrão tem o poder organização, controle e disciplina. Assim, se a atividade exercida pelo funcionário precisar de atenção total, a conversa entre os funcionários pode ser proibida.

Como provar dano moral no trabalho
No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

Sim, ofender, xingar, ou qualquer outra forma de agressão verbal a colega de trabalho ou a superior hierárquico (incluindo xingamentos via internet e whatsapp) poderá gerar na dispensa por justa causa do agressor, mesmo que não haja agressão física.

Crimes. Calunia, difamação e injúria são crimes aos quais podemos ser levados por meio da fofoca, crimes para os quais há pena prevista de 1 mês a 2 anos de detenção. Quando falamos da vida de alguém, dizendo falsamente que ele fez algo que é considerado crime, estamos cometendo uma calúnia.

Conclui-se, portanto, que a pessoa vítima de fofoca poderá ajuizar uma ação penal concomitante com uma ação civil ou apenas uma ação cível para pleitear a reparação dos danos morais que sofreu.

Há ainda a opção de ajuizar uma ação no Juizado de Pequenas Causas (JEC). Vale lembrar que é importante que você entre em contato com um advogado especializado em casos de calúnia. O profissional irá lhe orientar sobre como agir, assim como também estudar quais outras medidas podem ser tomadas.

Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida. Estamos falando de algo muito sério, caro leitor. É preciso ter consciência do poder das palavras, ou sofreremos todos com as consequências delas.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

Prejudica o clima organizacional
Uma empresa que conta com profissionais que têm o costume de fofocar, acaba tendo o seu clima organizacional prejudicado por esta prática. Isso porque se transforma em um ambiente verdadeiramente tóxico, no qual ninguém quer estar, uma que vez que não se sente bem.

1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação. Boatos sobre a vida dos outros: 2 boato, falatório, diz-que-diz, balela, especulação, enredo, comentário, murmuração, novidade.

Se tiver algum tipo de queixa, procure falar diretamente com os envolvidos. Realize pequenas gentilezas para estimular a reciprocidade e a boa vontade dos colegas. Se acidentalmente ouvir ou ficar sabendo de algo, não passe o boato adiante. Quando perceber que outras pessoas estão fofocando, se afaste discretamente.

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Veja algumas dicas:

  • 1- Não tome nenhuma atitude precipitada e analise o que foi dito. ...
  • 2- Meu colega de trabalho fala mal de mim: Converse com a pessoa para resolver o problema. ...
  • 3- Reforce a sua imagem profissional e seja uma pessoa receptiva. ...
  • 4- Converse com o seu gestor sobre o ocorrido.

5 coisas que você NÃO deve falar no trabalho

  • Assuntos pessoais. Tenha muito cuidado com o que você fala de você e sua família no ambiente de trabalho. ...
  • Sugestões ou comentários desnecessários. ...
  • Conversar sobre política. ...
  • Fofoca. ...
  • Reclamações.