Pode soprar o rosto do bebê?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

Muitas pessoas falam que “assoprar” a moleira do bebê pode fazer com que ele se desengasgue, mas atenção, isto não é de todo verdade, assoprar a moleira faz com quê o bebê “respire” fundo, mas se ele estiver realmente engasgando isto não servirá de nada.

Faça uma massagem no seu bebê
Fazer uma massagem é relaxante para nós, adultos, certo? Pode ser para o seu filho também. Com um pouco de óleo de bebê, faça uma massagem no corpinho da criança, como a shantala. Uma carícia na cabeça, da testa até a nuca, também tem o poder de cessar o choro.

A causa da síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é desconhecida. Ela pode ocorrer devido a uma anomalia no controle da respiração. Alguns bebês com SMSI apresentam sinais de terem tido níveis baixos de oxigênio no sangue e períodos de interrupção da respiração (um quadro clínico denominado apneia).

Movimento das laterais de nariz
O bebê ao respirar normalmente, não mexe o nariz. Portanto, se você notar que a parte lateral está se movimentando quando ele puxa o ar, significa que está tendo dificuldades para respirar.

Possibilitar maior controle respiratório; Fortalecer a musculatura orofacial, como lábios, língua e bochechas; Melhorar o controle na pronúncia de alguns fonemas; Além da possibilidade de estimular a linguagem através da interação durante as brincadeiras!

  1. Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  2. Opinião que importa. A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. ...
  3. Sempre perto. Seu filho fica aflito quando você não está por perto. ...
  4. Sorriso pede sorriso. ...
  5. Confiança e aconchego.

Através do sopro, ela controla a respiração, movimenta os músculos da boca, trabalha o diafragma e melhora a dicção”, diz a Professora de Educação Física Simone Reis, do Ensino Fundamental 1.

4 – Soprar no rosto do bebê
De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê. Para o bebê ter uma infecção, ele precisa de algum microrganismo.

Caso essa região se solidifique antes do tempo considerado normal, entre os 3 e 4 meses, poderão aparecer dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê e o pediatra poderá indicar um procedimento cirúrgico para que o cérebro consiga crescer.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

A melhor posição para o bebê dormir ainda é motivo de dúvidas entre muitas famílias. Dessa forma, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), quando se trata das posições mais seguras para os bebês dormirem, a de barriga para cima é a vencedora. Leia este post e entenda o porquê.

A Síndrome da morte súbita é a principal causa de morte entre bebês de 1 mês a 1 ano de idade e permanece imprevisível, apesar de anos de pesquisa.