Pode tomar Bromoprida na gravidez?

Perguntado por: acastro6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Categoria C de risco na gravidez: não existem estudos adequados e bem controlados com bromoprida em mulheres grávidas. Por isso, não deve ser administrada em mulheres grávidas, a menos que, a critério médico, os benefícios potenciais para a paciente superem os possíveis riscos para o feto ou recém-nascido.

A recomendação principal é evitar alimentos gordurosos, frituras e doces. A mulher precisa consumir alimentos de digestão fácil e evitar comer muito “O ideal é optar por alimentos secos ou dieta líquida fria”, conclui a médica obstetra.

Os vômitos induzidos pela gestação podem ser aliviados com a ingestão frequente de líquidos ou alimentos (5 a 6 pequenas refeições/dia), mas devem ser ingeridos apenas alimentos leves (p. ex., bolachas água e sal, refrescos, dieta BRAT). Comer antes de se levantar pode ajudar.

Procure fazer pequenas refeições com alimentos de fácil digestão, mais leves e naturais. E não se esqueça de tomar sempre bastante água! Dica Importante: as dores de estômago na gravidez podem levar a mulher a comer menos do que o necessário, por isso, recomenda-se o uso de polivitamínicos adequados à esta fase.

A ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília, Nívia Ximenes, explica: “O estômago passa a produzir mais ácido e enzimas digestivas. Outra questão é o aumento do útero, que empurra o órgão digestivo para cima e causa dor, refluxo e queimação”. Portanto, esse incômodo estomacal é normal durante a gravidez.

Para ajudar a evitar azia e indigestão, tente estas sugestões:

  1. Faça refeições pequenas e frequentes, e lanche entre as refeições também. ...
  2. Evite comidas gordurosas.
  3. Fique em pé depois de comer (a gravidade ajuda!). ...
  4. Masque chiclete para ajudar a tirar qualquer gosto amargo na boca.

A bromoprida é um medicamento procinético e antiemético, isso significa que contribui para evitar vômitos e acelerar o esvaziamento gástrico. De uma forma geral, a bromoprida serve para tratar problemas na motilidade (movimentação) gastrointestinal.

Bromoprida comprimido é indicado para náuseas, vômitos de qualquer origem e quando se fzer necessário a normalização do tônus e motilidade gastrintestinal.

Interações medicamentosas. Os efeitos de bromoprida na motilidade gastrointestinal são inibidos por medicamentos com ação anticolinérgicas ou analgésicos opioides, como a morfina ou o fentanil.

Vários tipos de anti-hipertensivos, como inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) e diuréticos à base de tiazida, geralmente não são administrados a gestantes. Esses medicamentos podem causar problemas graves no feto, como danos ao rim, crescimento inadequado antes do nascimento (restrição do crescimento.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez(1).

O que causa o gosto amargo? Apesar de não ter causas muito claras, já se sabe que a disgeusia está relacionada com alterações hormonais comuns que acontecem durante a gestação.

Mas podem ocorrer em qualquer horário. As semanas mais intensas de enjoo costumam ser no primeiro trimestre da gravidez, sendo assim, até a 12ª semana. Após o terceiro mês de gestação, eles costumam ficar mais leves e, por volta do quinto mês, terem bem menos ocorrência.

A resposta é sim. O refluxo gastroesofágico é muito comum durante a gravidez, sendo a azia o sintoma mais comum. A maioria das mulheres começam a sentir os sintomas, normalmente, no final do primeiro trimestre e estes vão aumentando ao longo da gravidez.