Pode usar adaptador na tomada da Airfryer?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Nunca usem adaptadores. Adaptadores e extensões não garantem segurança de uso e são potenciais “ladrões” de corrente. Podem super aquecer, causar choques elétricos, curto circuitos e aumento de consumo. Não troquem a tomada da sua Air Fryer.

A fritadeira Mondial Family tem um metro de cabo e não há local para enrolar ou retrair o cabo. Em 127V o plug é de 20 amperes e em 220V o plug é de 10A.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Não. Os adaptadores de tomada não devem ser utilizados, pois podem causar danos no cabo de força do aparelho.

A tomada de 20 amperes pode ser usada para suportar aparelhos eletrônicos de maior potência, enquanto a de 10A é projetada para aparelhos de menor potência, como os que utilizamos no dia a dia.

A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.

O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.

Portanto, a solução seria usar um transformador que transforme a voltagem de 110 para 220 v. E vice versa, ligar uma airfryer 110 em 220 volts funciona? Neste caso, é praticamente certo de queimar a fritadeira pois ela estaria recebendo o dobro da voltagem para a qual foi projetada.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

Em geral, a Airfryer pode ficar ligada por períodos curtos de tempo, como 15 a 60 minutos por sessão de cozimento. No entanto, recomenda-se não usar a Airfryer por períodos prolongados de tempo sem interrupção, pois isso pode aumentar o risco de danos ao aparelho e a segurança.

Você pode, sim, abrir a Airfryer ligada e usufruir de todos os seus benefícios. Até a próxima!

Jamais coloque água para aquecer dentro da Airfryer. O contato da água com o ar quente fará a água se espalhar, gerando vapor que pode queimar seu aparelho. – Se preferir, você pode lavar o cesto e a cuba facilmente em uma lava louças.

Nunca conecte a sua geladeira em extensões ou adaptadores com outro eletrodoméstico na mesma tomada — isso pode prejudicar seu funcionamento, provocar sobrecarga elétrica e acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva.

Que devido à grande potência, necessita de conectores que suportem a tensão elétrica gerada pelo aparelho. Neste caso, recomenda-se a troca da tomada da sua residência para uma com 4,8 mm de diâmetro. Não aconselhamos a utilização de adaptadores.

Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos. IMPORTANTE: Certifique-se de que a tensão da tomada seja compatível com a indicada no cabo elétrico do seu produto.

Fisicamente, por exemplo, as correntes de 10A têm conectores menores e mais finos, enquanto a tomada de 20A tem um diâmetro um pouco maior. Isso acontece porque alguns aparelhos exigem mais energia para funcionar do que outros. Então, esse ligeiro aumento impede que um plugue de 20A se conecte a uma tomada de 10A.

A potência máxima permitida em 127V é de 1270W (127V*10A), e para 220V a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A). Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A.