Pode usar antes do porquê?
Antes do porque explicativo use sempre a vírgula, pois ele introduz uma oração precedida por uma pequena pausa. Antes do porque causal, o uso da vírgula é facultativo.
Quais conjunções ficam entre vírgulas?
O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).
O que fica entre vírgulas?
Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.
Pode colocar vírgula antes do PQ?
Antes do porque explicativo use sempre a vírgula, pois ele introduz uma oração precedida por uma pequena pausa.
Qual a forma correta de usar os porquês?
- Por que = Usado no início das perguntas.
- Por quê? = Usado no fim das perguntas.
- Porque = Usado nas respostas.
- O porquê = Usado como um substantivo.
O que pode substituir o porque?
Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.
Qual é o uso dos 4 porquês?
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?
Como saber o momento certo de usar a vírgula?
Usos da vírgula
- Para separar elementos que podem ser listados.
- Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes.
Tem vírgula depois de então?
Segundo as regras de pontuação, quando o advérbio for graficamente curto, este poderá surgir sem ou entre vírgulas. Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas: Namorava-se, então, no portão de casa. Foi, então, que perceberam o engano.
Tem vírgula depois de já QUE?
pois: essa conjunção pode ser causal ou conclusiva. Quando ela tiver valor conclusivo sempre aparecerá entre vírgulas, já que nunca encabeça a oração da qual participa .
Quando não pode usar a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Tem vírgula depois do logo?
Palavras repetidas
Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos: Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci. O evento de comemoração de 50 anos da empresa começa já, já.
Como usar a vírgula exemplos?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Como usar a vírgula na frase?
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Por quê ou porquê pergunta?
Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas.
Como por exemplo?
A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.
Porque no meio de uma pergunta?
O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.
Porque ou porquê ou por quê?
A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).