Pode usar desodorante no pé?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Assim como nos pés, a aplicação deve ser feita em calçados limpos. Por isso lembre-se se higienizar o sapato antes de espirrar o desodorante para os pés e deixá-lo secar ao sol, de preferência. Evite utilizar o produto se seu pé apresentar lesões ou irritações.

Passar desodorante íntimo não é uma boa solução, já que o produto pode ser muito nocivo à região. “Uma excelente opção para a virilha, assim como para a axila, é usar leite de magnésia”, indica a ginecologista. O produto é um antigo conhecido da rotina de beleza das mulheres.

Lave sempre bem os pés.
No caso de pessoas que apresentam chulé, é recomendado o uso de sabonetes antissépticos. Outro ponto importante é lembrar-se sempre de lavar bem entre os dedos. Fazer, uma vez por semana, a esfoliação das áreas espessadas dos pés. Essa esfoliação pode ser feita com uma lixa e após o banho.

Descubra mais sobre como tratar coceiras e fungos nos pés; Rexona Pés através da sua tripla ação contra o chulé, possui ação antibacteriana, combatendo até 99% das bactérias, com controle do mau odor graças a presença de ativos antitranspirantes com o auxílio de fragrâncias de longa duração.

Alguns desodorantes podem causar irritação, vermelhidão, inchaço (edema), sensação de ardor, prurido (coceira), vesículas e, em casos mais graves, até bolhas no local de aplicação.

Primeiro: suar na virilha é totalmente normal
Isso acontece com todo mundo. “Isso porque nós suamos sempre que há glândulas sudoríparas na região”, explica Chris Adigun, dermatologista na Carolina do Norte, Estados Unidos. E há glândulas sudoríparas em toda a sua vulva, que é a área externa ao redor da vagina.

Em geral, o mau cheiro se apresenta nas axilas, planta dos pés e virilha. Isso ocorre quando a produção de suor pelas glândulas sudoríparas apócrinas fica em contato com bactérias presentes na pele desses locais, que decompõem certas substâncias como restos celulares, causando esse odor desagradável.

Desde manter os calçados limpos até os pés limpos e arejados, existem várias maneiras bem simples e cotidianas de como evitar o chulé.

  1. Invista em sapatos abertos. ...
  2. Limpe constantemente os calçados. ...
  3. Considere os talcos e antitranspirantes. ...
  4. Higienize os pés adequadamente. ...
  5. Escolha as meias certas.

Por que alguns chinelos dão chulé, apesar de o pé permanecer descoberto? Porque os calçados produzidos com materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais o calor e a umidade e, consequentemente, aumentar o mau cheiro.

A bromidrose plantar, ou o famoso chulé, é causado pelos compostos químicos liberados pelas bactérias presentes na nossa pele, que se alimentam a partir do suor e das células mortas nela presentes.

Talcos e palmilhas desodorizantes ajudam a absorver o suor e a manter os pés e os sapatos livres do mau cheiro.

Naturalmente, os pés de algumas pessoas transpiram mais do que outras, mas isso não causa problema ou desconforto. Alterações durante a puberdade, gravidez e menopausa também podem aumentar o suor nos pés. Além disso, pessoas que trabalham em o dia todo no trabalho podem transpirar mais nos pés.

Bicarbonato de sódio
A primeira dica é como tirar o cheiro de chulé do tênis com bicarbonato de sódio. Você pode espalhar um pouco dessa substância no interior do tênis e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire-a e use um pano seco para finalizar a limpeza. Pronto!

Podem ser usados no corpo todo
Você pode usar o produto no corpo todo – inclusive nas axilas – e reaplicar quantas vezes achar necessário. Essa, inclusive, é uma ótima dica para prolongar a proteção.