Pode usar dexametasona em feridas?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Não poderá ser aplicado em grandes áreas de superfície corpórea, quando existirem lesões de qualquer tipo, feridas ou queimaduras. O creme é de uso exclusivo dermatológico, não sendo indicado para uso oftálmico nem nas otites externas de pacientes com perfuração timpânica.

As melhores pomadas cicatrizantes são as que contém os seguintes componentes:

  • Sulfato de cobre e zinco;
  • Dexpantenol;
  • Desoximetasona;
  • Fibrinolisina;
  • Acetato de clostebol com sulfato de neomicina;
  • Colagenase.

Acetato de Dexametasona Creme 1mg Genérico EMS é utilizado no tratamento tópico de diversas formas de dermatose. Com ação anti-inflamatória e antipruriginosa, ele pode ser usado em dermatoses alérgicas, miliária, impetigo, queimadura por raios solares, picadas de insetos e outros.

Nebacetin é uma pomada cicatrizante excelente para prevenir as infecções, pois possui efeito antibiótico já que têm bacitracina e neomicina em sua composição. É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.

Acetato de dexametasona é uma pomada antifúngica indicada para o tratamento dos mais variados tipos de doenças de pele (dermatoses), especialmente aquelas de origem alérgica como dermatite de contato, dermatite seborreica, dermatite atópica (espécie de eczema alérgico), entre outras.

Sulfadiazina de prata
É uma pomada de cicatrização que funciona como antibiótico e anti-inflamatório, prevenindo infecções e amenizando a ardência da pele. É indicada para tratamento de feridas cirúrgicas, escaras e feridas causadas por queimaduras.

Um ponto importante para o tratamento de feridas inflamadas é a limpeza adequada do local. Então, tenha uma higienização adequada e procure lavar com água filtrada ou destilada. Em alguns casos, o recomendado é usar o soro fisiológico para manter o local limpo, como em feridas “crônicas”.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Ação do medicamento: O acetato de dexametasona atua no alívio da coceira e dos sintomas de inflamação. Indicações do medicamento: Anti-inflamatório e antipruriginoso tópico utilizado no tratamento de muitas formas de demarmatoses.

Por ser uma pomada anti-inflamatória, ela costuma ser eficaz para tratar acne, mas não é um medicamento específico para tratar a foliculite ou desinflamar pelos encravados e furúnculos. Ou seja, acetato de dexametasona para foliculite não é indicada!

Faça compressas geladas na área que está coçando, ou pequenas pressões com a mão ao redor da ferida, isso pode enganar a sensação de coceira. Se as coceiras estiverem insuportáveis, fale com o seu cirurgião, pois pode ser que seja necessário o uso de uma medicação (antialérgica) para controlar esse sintoma.

Aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos, a Camomila usada de forma tópica é excelente para curar e cicatrizar ferimentos e todos os tipos de inflamações.

Quais cuidados devo ter ao usar o Nistatina + Óxido de Zinco? Em casos raros pode haver irritação da pele com o uso do produto. Para uso externo, apenas. Não deve ser utilizado em grandes áreas de pele danificada ou ferida.

dermatite (leve a moderada); dermatite atópica (leve a moderada); dermatite de contato; dermatite numular (leve); dermatite seborreica (facial e das pregas do corpo); dermatose (leve a moderada); intertrigo; líquen plano (facial e das pregas do corpo); lúpus eritematoso discoide (facial e das pregas do corpo); prurido ...