Pode usar kimono azul no Judô?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

- Judô: pode usar kimono na cor branca e azul royal; - Jiu-Jitsu: você pode usar o kimono branco, preto, azul royal ou até mesmo vermelho, azul marinho, rosa, camuflado, roxo e muito mais; - Taekwondo: pode treinar com qualquer cor, mas em competições só se usa o branco.

O Azul foi sugerido, em 1986, pelo atleta campeão mundial Anton Geesink com o objetivo de ajudar os árbitros na distinção dos atletas nos combates oficiais e facilitar o entendimento das lutas transmitidas pela TV para os leigos.

Os kimonos devem ser feitos em cores uniformes. São permitidas as cores branco, azul royal ou preto. Não são aceitos kimonos com paletós e calças de cores diferentes, assim como não serão aceitos kimonos com golas de cores diferentes.

As cores permitidas são, branco, azul royal e preto. Veja que a cor do azul deve ser o azul royal, não podendo ser de outra cor, como o azul marinho disponível no mercado. Importante mesmo estando de acordo com as cores, o Kimono não pode estar desbotado, manchado e ou com rasgos.

Existe a possibilidade do kimono azul para treinos, porém algumas escolas que não aceitam o judogi azul. Não utilize outras cores (como o preto ou rosa)! Existem kimonos pretos e rosas, porém não são aceitas na prática do judô.

1. Cor do Kimono: O kimono deve ser, obrigatoriamente, branco, preto ou azul real (Royal Blue). Durante um certo periodo, há poucos anos atrás, foi permitido o azul marinho (Navy) mas actualmente apenas são permitidas as cores referidas inicialmente.

Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.

A cor branca é a cor mais tradicional na cultura japonesa, e foi usada desde os primórdios da modalidade. Já a cor azul, é utilizado de forma obrigatória em competições oficiais. Portanto a cor dos kimonos de judô é branco e azul.

Os judocas utilizam o judogui, que é composto por quatro peças: um casaco (wagui), uma calça (shitabaki), uma faixa (obi) e chinelos (zori). O conjunto de casaco e calça é também chamado de quimono, o qual pode ser branco ou azul.

Azul – denota amadurecimento e expectativa de evolução, já que o judoca continua dando andamento ao seu aprendizado. Amarela – assim como o sol, traz a iluminação.

QUANTOS KIMONOS DEVO TER
Varia de acordo com sua rotina de treinos, o ideal é 1 para cada dia de treino.

O significado do kimono azul e o significado do kimono preto são inexistentes. Essas cores de kimono surgiram pela necessidade de diferenciação dos oponentes em campeonatos.

11- Usar o judogui (kimono) apenas nos horários de treino, não usar na rua.

No Judô, só pode usar kimono azul ou branco, enquanto no Jiu-Jitsu é permitido também o kimono preto. Portanto, se você quer realmente se dedicar as duas modalidades, tem que ter um kimono pra cada uma.

A vestimenta usada no judô é o judogi, de cor branca ou azul, sendo que o azul é mais utilizado em encontros importantes. O judô tem grande aceitação em todo o mundo, um dos esportes mais praticados, e uma das únicas artes marciais disputadas nas Olimpíadas.

É a paz, a segurança e a certeza de que o caminho está correto e deve ser seguido com sabedoria e humildade. Significa que atletas que usam faixa azul estão se movendo para cima, aprimorando suas habilidades de artes marciais.

A roupa mais indicada para se usar por baixo do kimono é a rash guard, também conhecida como camiseta de lycra. O uso das rash guards é recomendado por baixo do kimono em várias situações.

A escolha da roupa para usar por baixo do kimono não precisa obedecer às exigências de cor da faixa de graduação que o atleta está. Uma das roupas para usar por baixo do kimono feminino é o maiô, ou body, uma peça única em elastano.

Usado com um obi de brocado dourado, é o kimono mais formal das mulheres casadas, geralmente usado pelas mães do noivo e da noiva num casamento.

Superstições a parte o pessoal do quanto mais limpo melhor, defende sim que as faixas devem ser lavadas e que essa lenda de não lavar, tem muito mais a haver com falta de higiene do que qualquer outra coisa.

A diferença, contudo, é que enquanto o foco do jiu-jitsu é a imobilização e a finalização do adversário, o judô visa a derrubada do mesmo — de certa forma, pode-se dizer que na maior parte do tempo o judô se luta em pé e o jiu-jitsu deitado. Assim, cada uma dessas artes marciais tem objetivos próprios.