Pode usar óleo de cozinha na corrente da bicicleta?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Qualquer lubrificante é melhor do que nenhum. Estragar não vai , só não cisma de fazer a mesma coisa no seu carro.

De forma rápida, podemos dizer que você deve usar lubrificantes feitos especialmente para correntes de bicicletas, pois eles tem as características corretas para manter-se por mais tempo na corrente e não atrair sujeira.

Óleo pode ser melhor nesta aplicação uma vez que ele pode absorver e dissipar o calor, fluir sobre as superfícies lubrificadas e ser filtrado e recirculado.

“A reutilização do óleo também pode levar à aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Este quadro dificulta a passagem de sangue nos vasos. O que chega a causar infartos, hipertensão e derrames.

Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.

Mas lembre-se de um detalhe muito importante: utilize o lubrificante descrito no manual. Jamais utilize um óleo diferente na sua moto, pois isso pode danificar a corrente. Um exemplo de lubrificante que não deve ser utilizado em correntes, mas, ainda assim, muita gente insiste em utilizá-lo é a graxa.

Já outros internautas descrevem que, pelo fato do óleo Singer ser muito fino, ao aplica-lo em corrente de bicicleta, o mesmo não adere e respinga muito, provocando um desnecessário acúmulo de sujeira. A maior vocação do óleo Singer é, sem dúvida, a lubrificação de máquinas de costura domésticas.

Spray de lubrificante para corrente da moto:
Consideramos esta a melhor e mais segura maneira de lubrificar a corrente da moto. Pois, alcança pequenos espaços, não faz sujeira no ambiente e na moto, evita desperdícios e é aplicado na quantidade correta.

Você pode usar um desengraxante para coisas como limpar a corrente e tirar graxa da bicicleta. Depois de limpa, pode-se usar óleo para lubrificar a corrente.

A sujeira é uma das principais inimigas da bike e de seus componentes, pois mesmo com ela parada, acelera processos de degradação da pintura e de ferrugem do quadro e demais componentes.

Pode optar por molhar a corrente e esfregá-la com uma escova de dentes ou um pano ou, segunda opção, mergulhar a corrente da bicicleta em água quente e detergente por um tempo. Se depois de deixar a corrente de molho ainda houver resíduos pretos, limpe-a com uma escova ou um pano.

Por isso, misturar óleo e graxa alterará a proporção do óleo base no espessante resultando em um grau de consistência mais baixo. Combine isso às questões de viscosidade e incompatibilidade dos óleos e você terá uma receita para o desastre.

No entanto, para fazer essa escolha, leve em consideração que a graxa funciona bem em rolamentos que operam em velocidades moderadas e as temperaturas não são excessivamente altas. Já o óleo, tem melhor desempenho em alta velocidade e com temperaturas elevadas, o óleo pode até ajudar no resfriamento dos componentes.

Entre as principais razões para escolher a graxa estão: economia. Simplicidade - a graxa é facilmente retida no rolamento e na caixa de mancal, exigindo arranjos de vedação menos complicados em comparação com aqueles para lubrificação a óleo.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.

Como descartar corretamente o óleo usado
Deixe o óleo esfriar, depois despeje toda a gordura em um recipiente que pode ser jogado fora. Quando estiver cheio, coloque-o em um saco plástico para evitar vazamentos e jogue-o no lixo orgânico.

Industrialmente, o óleo de rícino é utilizado na fabricação de tintas, vernizes, plásticos, colas, como matéria-prima de náilon e lubrificantes, pois é estável tanto em baixas como em altas temperaturas, e pode ser utilizado em compressores, transformadores e também na formulação de lubrificantes biodegradáveis.

Na realidade todo lubrificante tem na composição óleos básicos, além, de aditivos, mesmo assim, a aditivação está entre as principais diferenças entre o óleo do motor para moto e para o carro, mesmo sendo semelhantes e regulamentados pelo API.

A imprecisão na quantidade de lubrificante usada é um dos erros operacionais mais comuns na aplicação desse produto. Tentar economizar ou simplesmente confundir a quantidade certa pode fazer com que a lubrificação seja insuficiente, não cumprindo com seus propósitos.

Recomendamos que você use o Molysil Desengripante Spray para fazer a limpeza da corrente. Ele remove a graxa antiga e não ataca as partes de borracha. Além disso, ele consegue penetrar em partes da corrente que não conseguimos ver, mas podem esconder pontos de ferrugem.