Pode usar Rifocina em ferida aberta?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O spray de Rifocina pode ser aplicado dentro de cavidade ou para lavagem de cavidade após aspiração do conteúdo com pus. Para aplicação externa em lesões, feridas ou furúnculos ou para preparação de curativos ou compressas, deve-se pulverizar a área afetada a cada 6-8 horas, ou a critério médico.

Rifocina Spray não deve ser utilizado em pacientes que apresentam alergia a rifamicinas ou a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento é destinado ao tratamento tópico das infecções de superfície, causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina.

Evitar aplicação em áreas extensas, próximo ao interior do ouvido ou em contato com tecido nervoso. Atenção: Não utilizar na cavidade oral. Rifocina Spray deve ser utilizada durante a gravidez somente se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Os tipos de curativos

  • Compressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ...
  • Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

5 passos para curar uma ferida mais rápido

  1. Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
  2. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  3. Manter a ferida elevada. ...
  4. Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
  5. Passar uma pomada cicatrizante.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Concentrações plasmáticas de 2 m g/ml têm sido alcançadas 2 horas após dose intramuscular de 250 mg.

A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.

Medicamento de Referência: Rifocina

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
RifocinarifamicinaRifotrat
Rifocinarifamicina sodicaRifasan

Lavar normalmente a região faz com que a cor da pele volte ao normal em alguns poucos dias. Não lave nem esfregue em excesso a região pois isso pode provocar outros problemas na pele como dermatites. Para maiores esclarecimentos, procure seu dermatologista.

Pulverizar a área afetada a cada 6-8 horas, ou a critério médico. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé).

Olá, Pode ser normal os pontos inflamarem. Se não tiver sinais de infecção você não deveria usar rifocina; e sim um agente estimulante da cicatrização. A lesão deve ser avaliada por um médico.

Pulverizar a área afetada a cada 6-8 horas, ou a critério médico. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé). Rifocina Spray pode ser associada com a administração de outros antibióticos sistêmicos.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.