Pode usar vírgula depois de ponto de interrogação?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Não se pode utilizar a vírgula após um ponto de exclamação ou de interrogação.

Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Separar estruturas coordenadas muito extensas ou que já possuam vírgula. O sinal de ponto e vírgula pode ser utilizado para separar estruturas coordenadas muito extensas (caracterizadas por duas orações sintaticamente independentes). Nesse caso, há omissão do verbo principal para que as frases fiquem claras e objetivas ...

No entanto, esse sinal só deve ser usado nas frases interrogativas diretas, que são aquelas iniciadas com pronomes interrogativos, que são: que, quem, qual e quanto. Nas frases indiretas, substitui-se o ponto de interrogação pelo ponto final. Exemplo interrogativa direta - Moça, poderia me ajudar a atravessar a rua?

Ele é usado no fim de uma palavra, frase ou oração, quando o enunciador pretende fazer uma pergunta direta. O ponto de interrogação é usado para se expressar uma dúvida. Ponto de interrogação é um sinal gráfico que indica dúvida e, portanto, é utilizado em perguntas diretas.

O ponto de interrogação é um sinal de pontuação utilizado no final de perguntas, ou seja, de frases interrogativas diretas. O sinal gráfico do ponto de interrogação é (?). Nas frases interrogativas indiretas, o ponto de interrogação não é utilizado.

Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Toda vez que formos destinar uma frase a alguém precisamos colocar a virgula. Isso porque temos um vocativo e para indicarmos que estamos nos direcionando a aquele vocativo, ou aquela pessoa precisamos colocar a virgula.

Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.