Pode viajar de avião com máscara descartável?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

As mesmas regras aplicadas aos voos nacionais são aplicadas aos voos internacionais, ou seja: as máscaras N95 (PFF2) sem válvula, as máscaras cirúrgicas descartáveis e as máscaras de tecido com camada dupla ou tripla são permitidas.

Fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos. A GOL Informa que, por determinação da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o uso de máscaras não é mais obrigatório em voos e aeroportos no Brasil a partir de 01/03/23.

Desde o dia 03 de março de 2023, foi revogada a obrigatoriedade do uso de proteção facial nas unidades médico-hospitalares, seguindo atualização da Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa 04/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

sapatos incômodos/sandálias
Fora que nossos pés tendem a inchar durante voos mais longos, o que só vai deixá-los ainda mais desconfortáveis ao chegar no seu destino. O mesmo serve para sandálias e chinelos. Deixe-os para usar na praia! Aviões podem ser extremamente frios e ninguém precisa sofrer com os pés gelados.

É fundamental o uso de máscaras em quem está com sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta, pigarro ou espirros. Se o indivíduo está com algum destes sintomas e usar a máscara, irá diminuir a dispersão de partículas transmissoras do Coronavírus, como dito lá no início. Então, isso é extremamente importante.

Regras sobre itens de bagagem de mão
objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos; líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml; desodorante aerosol; bebidas alcoólicas.

Segundo a lista mais atualizada do Ministério das Relações Exteriores, países como a África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Catar, Equador, Índia, Itália, Paraguai, Peru, Suíça, e Turquia exigem o RT-PCR com resultado negativo emitido até 72 horas antes do embarque.

O atendimento de check-in no aeroporto está disponível a partir de 3 (três) horas antes do voo e se encerra 1 (uma) hora antes dele. Caso precise despachar bagagem, recomendamos que chegue com no mínimo 3 (três) horas de antecedência do seu voo para evitar filas e aglomerações.

De Secretaria Especial de Comunicação
O uso de máscara deixa de ser obrigatório para pessoas sem sintomas respiratórios. A recomendação segue para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, seus acompanhantes e pessoas que tiveram contato próximo com caso diagnosticado da doença.

À reportagem, o goleiro disse que usa a máscara há mais de um ano. Por causa da pancada que sofreu no rosto em março de 2021, quando defendia o CSA, ele usará o item até o final carreira — Thiago Rodrigues está com 34 anos. Depois do choque, ele teve fratura de ossos da testa, órbita e nariz.

Máscara permanece obrigatória em estabelecimentos e serviços de saúde em BH. A Prefeitura de Belo Horizonte publica no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (3) o decreto que mantém a obrigatoriedade do uso de máscara nos estabelecimentos e serviços de saúde da capital.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais. No entanto, em alguns casos, a resposta para essa pergunta não é tão simples e envolve alguns aspectos que precisam ser considerados, como a apresentação do medicamento (líquidos têm restrição maior, como mostraremos).

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Por isso evite roupas com tecidos que não deixam sua pele respirar, como nylon, plástico e afins. Dê preferência a tecidos de algodão e que permitam a circulação do ar. Evite também tecidos que possam dar coceira, como lãs. Quanto mais confortável, melhor.

A regra geral é evitar roupas apertadas: calças muito justas, como as de couro, blusas colantes e sapatos que machucam. Nosso corpo pode inchar no avião por causa da falta de movimento e da gravidade, e isso vai tornar as roupas justas ainda mais desconfortáveis. Isso vale também para a calcinha e o sutiã.