Por que a água destilada não conduz corrente elétrica?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A água destilada conduz fracamente a corrente elétrica, pois por ser um eletrólito fraco, a quantidade de íons é muito pequena.

Quando o sal é dissolvido em água, ele se decompõe em íons carregados positivamente (íons de sódio) e íons carregados negativamente (íons de cloreto). Esses íons são livres para se mover e são chamados de eletrólitos. A presença desses eletrólitos na água salgada a torna um bom condutor de eletricidade.

Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

Água conduz eletricidade: Sais minerais e impurezas
A condução de eletricidade na água está diretamente relacionado com a quantidade de impurezas na água, ou seja, o teste mostra que quanto maior a quantidade de sais minerais ou outras impurezas, menor será a resistência da água.

É o segundo caso que citamos, da solução de água e açúcar. O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.

Outras lâmpadas, com potências maiores exigem maior corrente, não acendendo nesta solução de poucos íons. Já para o ácido clorídrico, há alta taxa de ionização e formação de muitos íons em solução, H3O+ e cloreto (Cl-), o que justifica acender todas as lâmpadas.

prata

A prata é um excelente condutor elétrico e também de calor, sendo ele o melhor condutor de eletricidade, ficando em 1º Lugar no nosso ranking. A principal razão por trás da condução da prata é a presença de elétrons de valência livre, que atuam como portadores de carga e auxiliam na transferência de eletricidade.

A presença de tensão elétrica na água é invisível e, por isso é de suma importância ter cuidado em situações de risco, como na temporada de chuvas.

A água pura é aquela que, diferente da água potável, não possui nenhuma outra substância na sua composição além de hidrogênio e oxigênio. A água pura não pode ser encontrada na natureza e para obtê-la é necessário realizar o processo de destilação.

Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas. Nesses materiais, os elétrons encontram-se, de modo geral, fortemente ligados aos núcleos atômicos e, por isso, não são facilmente conduzidos.

Os compostos moleculares, ao contrário dos compostos iônicos, não conduzem corrente elétrica em nenhum estado físico.

prata

O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Devido às propriedades do material, o melhor condutor elétrico é a prata, mas existem outros que também são ótimos condutores!

  1. Prata. ...
  2. Cobre. ...
  3. Ouro. ...
  4. Alumínio.

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.

Há uma camada de gordura, que serve como proteção e isola um pouco a pele do contato da eletricidade”, explica Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Assim, quando há um rompimento dessa barreira, você pode sentir mais intensamente a descarga elétrica por meio do machucado.

Geladeiras podem dar choque porque contêm muitas partes metálicas, mas esse é um problema e precisa ser resolvido. Existem diversos motivos para isto estar acontecendo e diferentes soluções. Pode existir uma grande quantidade de eletricidade estática na superfície da geladeira, devido a ausência de um fio terra.

Vale lembrar que a água, para se tornar condutora, precisa conter alguma partícula, como sedimentos ou minerais — que ionizam as moléculas, permitindo que as correntes elétricas passem por ela. Quando completamente pura, ela não conduz eletricidade justamente por conta da falta de partículas livres.

Assim, a passagem da corrente se dá por conta da existência dos íons livre na solução aquosa, ou seja, após sofrerem dissociação iônica, o sal tem seus íons separados, e por possuírem carga elétrica, conduzem a eletricidade.