Por que a Alemanha é o país mais rico da Europa?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Por que a Alemanha é o país mais rico da Europa? - Quora. É uma consequência causal da existência no seu território de matérias primas, que lhes permitiram um desenvolvimento criador de riquezas incomparaveis com as dos outros países da Europa, e mesmo do mundo.

Produto Interno Bruto (PIB): 3,948 trilhões de dólares (2019). PIB per capita: 46.467.16 mil dólares. Gini: 31,9 %.

Onde fica Alemanha: Conheça a maior economia da Europa!

1 – O importante papel da indústria
A participação de 22,9 por cento da indústria no valor acrescentado bruto da Alemanha é a maior entre todos os países do G7. Os setores mais fortes são a construção de automóveis, a indústria eletrônica, a engenharia mecânica e a química.

Principal potência econômica da Europa, a Alemanha é o maior ponto de contato entre o ocidente desenvolvido e os países do Leste Europeu que ainda buscam seu desenvolvimento e melhorias da qualidade de vida. Da mesma forma, seu território está em terras férteis e cultiváveis.

A Alemanha é a nação mais industrializada e populosa da Europa. Famoso por suas realizações tecnológicas e por sua cerveja - celebrada na conhecida festa Oktoberfest -, o país também produziu alguns dos compositores, filósofos e poetas mais celebrados do continente.

Mais informações › mais importantes são veículos automóveis e peças com um volume de 210 mil milhões de dólares em 2021, assim como maquinaria (196 mil milhões de dólares) e produtos químicos (137 mil milhões de dólares).

No caso da Alemanha, solteiros que vivem com menos de 1.148 euros líquidos mensais são considerados pobres. Para pais solteiros com uma criança pequena, a quantia é de 1.492 euros, e para casal com dois filhos pequenos, 2.410 euros.

O sistema de educação na Alemanha é um dos melhores da Europa, sendo o país também sede de algumas das melhores e mais antigas universidades do continente.

Os alemães tiveram várias ondas migratórias para o Brasil, e seus costumes marcaram definitivamente nossa gastronomia, moda e arquitetura. A influência não é pequena: na gastronomia, na moda, na arquitetura, nos eventos culturais. A imigração alemã trouxe ao Brasil uma rica herança cultural.

Moldávia é o país

A Moldávia é o país mais pobre da Europa em termos económicos. Os valores de investimento e riqueza produzida são mais baixos do que, por exemplo, a vizinha Ucrânia ou a Bielorrússia.

A Europa é o berço da Revolução Industrial, que ocorreu por volta do século XIX na Inglaterra; para abastecer a crescente indústria os países europeus saíram em busca de recursos naturais (matéria-prima). O continente também explorou efetivamente seus recursos internos.

Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico. É o maior centro bancário do mundo: mais de 200 bancos e 1.000 fundos de investimento operam em sua capital.

Cooperação e capitalismo
A chamada "economia social de mercado" teve sua origem na Alemanha Ocidental do pós-guerra, que estava sob o governo democrata-cristão do chanceler Konrad Adenauer, e se manteve, desde então, como uma espécie de política de Estado.

Os germânicos usam branco em alusão ao antigo reino da Prússia, que predominava no território alemão no início do século 20. Os prussianos tinham uma bandeira branca com uma águia e listras pretas gravadas. O uniforme seguiu mesmo após a dissolução da Prússia, em 1932, durante o regime nazista.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.

Hamburgo

Hamburgo: A mais elegante - e rica - cidade da Alemanha e que influenciou o hambúrguer nascido em NY - Simonde.

O sustentáculo da economia alemã são as empresas de pequeno e médio porte, mais de 99 % do total. Elas complementam as grandes empresas do DAX (índice do mercado alemão), negociadas principalmente na bolsa de valores de Frankfurt, o mercado financeiro mais importante da Europa continental.