Por que a busca da verdade nasce de uma decisão de uma deliberação?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Essa busca nasce não só da dúvida e da incerteza, mas também da ação deliberada contra os preconceitos, contra as ideias e opiniões estabelecidas, contra crenças que paralisam a capacidade de pensar e de agir livremente.

Para Sócrates, existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas. Essa percepção da verdade como alcançável é um fator de diferenciação entre Sócrates e os sofistas.

Saber que a verdade existe clareia a mente e nos tira da região da dúvida, do relativismo ou da indiferença. Interessante notar que aqueles que dizem que a verdade não existe ou depende do ponto de vista de cada um, aferram-se com unhas e dentes às suas “verdades”.

O que é? - Consiste em questionar qual o significado de algo, que pode ser um valor, um conceito, uma ideia, uma realidade, uma verdade, um comportamento, um valor ou uma realidade.

A busca da verdade sempre constituiu um dos problemas fundamentais da Filosofia; sem essa busca ela não existiria. Sua preocupação primeira tem sido, em todos os tempos, situar a vida humana sob o aspecto da verdade.

A busca da “verdade” se traduz como um meio para se chegar a um resultado justo, para se concretizar, assim, uma decisão mais próxima da “justiça” dentro do processo.

A tomada de decisões pode ser afetada por muitos fatores: ansiedade, depressão, Transtornos de personalidade, crenças centrais, pensamentos e até mesmo pelas nossas emoções.

Segundo Sócrates, só age erradamente quem desconhece a verdade e, por extensão, o bem. A busca do saber é o caminho para a perfeição humana, dizia, introduzindo na história do pensamento a discussão sobre a finalidade da vida.

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

A filosofia é a busca constante da verdade, não a sua posse definitiva. Fazer filosofia é um constante caminhar, onde as perguntas são mais importantes que as respostas, pois cada resposta abre espaço para uma nova pergunta. A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser verdadeiro.

O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

Para alcançar a verdade devemos seguir os seguintes princípios: Princípio da evidência, não admitir algo como verdadeiro se não tivermos evidências suficientes para considerar como tal. Princípio da análise, dividir os problemas em tantas partes quanto forem possíveis para que melhor possam ser resolvidos.

Estabelecemos verdade através de um sistema de valores. Esse sistema de valores passa necessariamente pelo conjunto ético e moral de uma sociedade.

Platão (427–347 a.C.)
Tanto a crítica quanto a busca pela razão das coisas marcaram seus trabalhos. Por meio da argumentação racional, a dialética platônica possuía o objetivo de alcançar a verdade.

O fundamento da atitude filosófica é o espírito crítico. O indivíduo que recebe a alcunha de filósofo deve estar sempre acompanhado da incerteza constante, pois somente assim se coloca na trilha do conhecimento. Para ser filósofo é necessário despertar em si a necessidade de mudança.

A importância da verdade na sociedade em geral é indispensável para se manter um Estado sobre todo o seu aspecto. os Os fatos de uma opinião pública e a vontade de se fazer justiça deve ser pautada devem ser pautadas em prova sólida.

A verdade é geralmente considerada o oposto da falsidade. Ela também pode ser respostas lógicas resultante do exame de todos os fatos e dados; uma conclusão baseada na evidência, não influenciada pelo desejo, autoridade ou preconceitos; um facto inevitável, sem importar como se chegou a ele.

Em suma, o problema metafísico (o que as coisas são) seria inseparável do problema epistemológico (o que garante a verdade de um suposto conhecimento) das coisas e como um conhecimento verdadeiro delas é possível (1978, p. VI).

As teorias substantivas ou tradicionais da verdade são basicamente quatro: a teoria da correspondência, a teoria da coerência, a teoria pragmatista e a teoria da verificação ideal (cf. Ghiraldelli Jr., P., 2000a).

Os fatores que interferem a tomada de decisão

  • Informação sobre o negócio. Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema. ...
  • O momento certo. É importante que a decisão seja tomada no momento exato: nem cedo e nem tarde demais. ...
  • O passado. ...
  • Nível de confiança do gestor.