Por que a China é rica?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Basicamente, a política econômica adotada pelos chineses nesse período baseava-se no apoio às multinacionais, que mudavam gradativamente o perfil da economia chinesa. O Estado se esforçava para garantir uma ampla infraestrutura, energia, matérias-primas e mão de obra barata, tudo que as multinacionais desejavam.

Em recursos minerais, a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, esse fator é importante para o abastecimento das indústrias e contribui para o crescimento econômico do país.

Seu potencial militar tem contribuído para o incremento de sua influência internacional, pois o país detém um enorme exército (evidente no país mais populoso do mundo), além de possuir um numeroso e diversificado arsenal bélico, como bombas atômicas e mísseis.

Os Estados Unidos formam a maior economia do mundo, em termos nominais. Quando medida em Paridade do Poder de Compra (PPC) é a segunda maior, atrás da China.

A China impôs uma política de filho único – na qual cada casal podia ter apenas um filho – de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos. Ainda assim, os nascimentos continuaram diminuindo nos últimos cinco anos.

A fonte de energia mais utilizada no país é o carvão mineral, que é um combustível fóssil não renovável e altamente poluente. Esse combustível responde por cerca de 70% da geração de energia elétrica chinesa.

De acordo com a linha nacional de pobreza da China, 8,5% das pessoas estavam na pobreza em 2013, que diminuiu para 1,7% em 2018. Em 6 de março de 2020, Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista da China, anunciou que até 2020, a China alcançaria todo o alívio da pobreza nas áreas rurais.

- Extrema pobreza erradicada -
Dos 770 milhões de chineses em extrema pobreza em 1978, o país passou para 82 milhões em 2013 e 6 milhões em 2019, de acordo com o Banco Mundial, saudando uma ritmo "sem precedentes na história". O governo afirma ter chegado a zero até o final de 2020.

Principais setores econômicos
Altamente diversificada, a economia chinesa é dominada pelos setores manufatureiro e agrícola. A China é o pais mais populoso do mundo e um dos maiores produtores e consumidores de produtos agrícolas.

A China é a maior produtora mundial de arroz e de carne suína e está entre os maiores produtores de trigo, tabaco, amendoim, algodão, batata, sorgo, chá, cevada, carne de frango e de peixe, além do milho. Em 2020, a produção de grãos da China alcançou quase 670 Mt, enquanto o Brasil não chegou a 260 Mt.

Luxemburgo

Sobre o número 1…
Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico. É o maior centro bancário do mundo: mais de 200 bancos e 1.000 fundos de investimento operam em sua capital.

Em 1999, um acordo com os Estados Unidos abriu as portas para que a República Popular da China entrasse na Organização Mundial do Comércio (OMC), permitindo que o país abrisse seu mercado e expandisse suas relações comerciais.

Quanto maior é o Produto Interno Bruto de um país, mais rico ele é considerado. Ou seja, na lista de qual o país mais rico do mundo, o ranking principal demonstra aqueles locais que possuem um PIB alto. Em 2021, o PIB brasileiro acumulado foi de R$ 8,7 trilhões.

Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta.