Por que a China é um dos países mais poluídos do mundo?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Atualmente, a matriz energética da China é baseada sobretudo no carvão mineral, que é altamente poluidor, além de outros combustíveis fósseis, como carvão vegetal, gás natural e petróleo.

O país com pior qualidade de ar em 2021, Bangladesh, ultrapassou essa marca em mais de 15 vezes, com uma concentração de 76.9 µg/m3. Em segundo lugar veio o Chade (75,9 µg/m3) e atrás Paquistão (59,4 µg/m3) e Tajiquistão (59,4 µg/m3).

A névoa encardida que cobre Pequim e outras cidades chinesas vem dos veículos motorizados, fábricas, usinas e fornalhas que também emitem dióxido de carbono, o principal gás do aquecimento global antropomórfico.

A poluição do ar e da água resulta nos problemas ambientais mais sérios, mas outras questões ambientais incluem a diminuição de recursos hídricos, o desmatamento acelerado e as ameaças à saúde humana que surgem a partir das mudanças climáticas.

1º Lugar: Linfen, China
Linfen localiza-se na porção nordeste do território chinês, na província de Shanxi, e foi apontada como a cidade mais poluída do planeta.

O título de menor poluente entre os países não-insulares, por sua vez, está com Liechtenstein, considerado um “microestado” fronteiriço entre a Áustria e a Suíça. O país é controlado por um dos príncipes mais ricos do mundo, Hans-Adam II, que também controla um banco na pequena nação de 37 mil pessoas.

É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.

A agropecuária é a principal causa das emissões dos gases de efeito estufa em 67% dos municípios brasileiros, com destaque para a criação de gado de corte, segundo balanço do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

As 20 nações que despejam as maiores quantidades são responsáveis por 83% do plástico mal gerido, que pode entrar nos oceanos. A China, apesar de começar a apostar em melhorar o ambiente e a investir em energias renováveis, ocupa o topo da lista, produzindo mais de um milhão de toneladas que vai parar ao mar.

Veja abaixo os países que mais emitiram gases do efeito estufa.

  • Estados Unidos. Os Estados Unidos se posicionam como o maior poluidor do planeta. ( ...
  • China. A China ocupa o segundo lugar, com uma emissão de 283, 790 toneladas de CO2 no mesmo período. ...
  • Rússia. ...
  • Alemanha. ...
  • Índia. ...
  • O que é o efeito estufa?

A atividade agropecuária, segundo o Seeg, é a que mais contribui pelas emissões de gases do efeito estufa no Brasil. O setor reponde por 71% de todo o gás carbônico emitido no país, levando em consideração questões diretas, como o metano produzido pelos rebanhos bovinos, e indiretas, como o desmatamento.

A pegada de carbono per capita do país está rapidamente alcançando a das nações mais ricas — nos últimos 20 anos, quase triplicou. Em 2020, os combustíveis fósseis representaram 87% da matriz energética doméstica da China, com 60% de carvão, 20% do petróleo e 7% do gás natural, de acordo com a Enerdata.

O país está aumentando a construção de usinas de energia movida a carvão, que são as maiores responsáveis pela emissão de CO2 no ar, de acordo com reportagens da imprensa. As indústrias de Pequim também são líderes mundiais em emissões de mercúrio, uma neurotoxina prejudicial.

Pelo fato dela ser muito industrializada e liberar gases poluentes .

Pode-se afirmar que o posicionamento da China em relação à preservação ao meio ambiente é ambíguo, pois além de consumir justamente as commodities com maior impacto ambiental (a soja, por exemplo), também é altamente ativa nos investimentos diretos e indiretos em projetos que causam impactos ambientais negativos, como ...

O governo chinês ainda pretende implementar novos padrões de construções nas suas cidades até 2025. Novos modelos arquitetônicos preveem tetos solares em pelo menos metade das novas fábricas e edifícios públicos. Além disso, todas as construções urbanas deverão usar materiais renováveis.

O governo chinês reconhece que a situação ambiental da China é péssima, e que o aumento da poluição da água e do ar, além do desmatamento e da desertificação, irá ameaçar a base do desenvolvimento econômico chinês. Em 1999, a China investiu mais de 1% do seu PIB na proteção ambiental.

Xiong'an New Area: Uma cidade sustentável e autossuficiente na China.