Por que a cultura da transgressão existe?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Em primeiro lugar, é possível dizer que um dos principais fatores que permitem a perpetuação da transgressão das leis, no Brasil, é a cultura da impunidade. Casos graves de corrupção, desvio de verbas e tráfico de influências no governo federal estampam constantemente as capas de revistas e jornais.

Significado de Transgressão
[Jurídico] Violação ou não cumprimento de uma lei, ordem ou regulamento; infração: transgressão das leis de trânsito.

“Que País é Esse?” Essa pergunta revela um sentimento de indignação e faz parte do título de uma das músicas da banda “Legião Urbana”, de 1987. Esse título permite a reflexão sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet no Brasil.

Violação ou quebra de um mandamento ou lei.

13 O que aencobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e as bdeixa alcançará misericórdia. 14 Bem-aventurado o homem que continuamente ateme, mas o que bendurece o seu coração virá a cair no mal.

Transgressão, em seu significado social, pressupõe o ato ou escolha contrários de um indivíduo em relação ao grupo social em que ele está inserido. Assim, não é necessário ir além do limite legal, promovendo inconstitucionalidade de um ato.

Art. 14. Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à etica, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe.

Esta não é nem uma atitude, nem um comportamento, e não pertence por conseguinte nem ao domínio da ética, nem ao da moral. Pelo contrário: a transgressão é um acontecimento do ser que ocorre nos limites do ser, acontecimento no qual esses limites são simultaneamente violados, revelados e abolidos.

12 sinônimos de transgressão para 1 sentido da palavra transgressão: Violação de lei ou norma: 1 infração, desrespeito, desobediência, contravenção, crime, delito, descumprimento, incumprimento, quebra, quebramento, rompimento, violação.

Que ou aquele que transgride; infractor .

Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe.

1 República Federativa do Brasil, Terra do Brasil, Terra Santa Cruz do Brasil, Terra de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra dos Papagaios, Terra Nova, Ilha de Vera Cruz, Pindorama.

Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.

O vocábulo tem origem no latim. A redação nada mais é do que o ato de redigir, isto é, escrever. Escrever é produzir e emitir ideias por meio do código, no nosso caso, a língua portuguesa, representada pela modalidade escrita.

O contrário de transgressão é: 1. respeito, obediência.

Transgressões é o plural de transgressão.

Significa fazer algo errado, fora da lei. desobedecer, violar.

5 Porém ele foi aferido pelas nossas btransgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas cpisaduras fomos dsarados.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.

A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos.

Como ocorre em qualquer vivência humana, a transgressão é uma função psicológica que em si mesma não é boa nem má, criativa ou defensiva, mas capaz tanto de estruturar a Consciência como de formar a Sombra (Byington, 2002).