Por que a década de 80 ficou conhecida como a década perdida?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: Comumente, os anos 80 são chamados de década perdida no que se refere ao desenvolvimento econômico. Vivido pelo Brasil e por outros países da América Latina, esse período de estagnação formou-se com uma retração agressiva da produção industrial.

Em 1980, a inflação no Brasil chegou ao patamar histórico e, até então recorde, de 100%. A economia viveu períodos de recessão e desaceleração contínuos, o desemprego era alto, os salários se desvalorizavam rapidamente e o aperto monetário interferia em todos os aspectos do cotidiano social brasileiros.

Em 1980, o preço mais baixo das matérias-primas e o aumento das taxas de juros nos países industrializados levou a uma fuga de capitais, que provocou uma depreciação maciça das taxas de câmbio, aumentando a taxa real de juros da dívida, situação agravada pela presença de burocracias excessivamente grandes ou colapso ...

A década de 1980 foi marcada por diversos fatos políticos, culturais e sociais importantes. - Julho de 1980: Olimpíadas de Moscou (União Soviética). Estados Unidos boicotam os Jogos Olímpicos por motivos políticos. - 1982: realização da Copa do Mundo de Futebol na Espanha.

No Brasil, o descontrole dos gastos públicos, dívida interna e externa elevadas, crise internacional, principalmente a do petróleo, e planos econômicos mal sucedidos resultaram em um caos inflacionário nos anos 70 e 80.

Não só por renovações na cultura pop e publicidade são conhecidos os anos 80, como também por questões políticas, como o fim da Guerra Fria que encerrou as disputas, politicas e ideológicas entre países capitalistas liderados pelos Estados Unidos e socialistas comandados pela extinta União Soviética (URSS).

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

Enquanto 80% dos jovens de 15-17 anos de famílias que recebiam acima de 2 salários mínimos frequentavam a escola, somente 40% dos jovens das famílias com menos renda assistiam. Nesse grupo, outros 40% dos jovens de 15-17 anos trabalhavam, mas não estudavam.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: Comumente, os anos 80 são chamados de década perdida no que se refere ao desenvolvimento econômico. Vivido pelo Brasil e por outros países da América Latina, esse período de estagnação formou-se com uma retração agressiva da produção industrial.

A economia brasileira na década de 80 atravessou uma das mais graves crises de sua história, a qual resultou na estagnação do Produto Interno Bruto e em taxas de inflação sem precedentes. Apesar desse quadro econômico crítico os indicadores sociais apresentaram evolução positiva.

Ao longo da década de 1980, o Brasil enfrentou sérias dificuldades devido à crise econômica iniciada ainda nos anos setenta (sobretudo devido aos efeitos dos choques do petróleo, em 1973 e 1979, e do aumento dos juros internacio- nais, entre 1978 e 1982) (ver Carneiro e Modiano, 2014).

1 de dezembro - Caso Cláudia: Justiça do RJ absolve o cabeleireiro George Khour do assassinato de Cláudia Lessin. 4 de Dezembro - Lançamento do filme Superman II. 4 de dezembro - Tragédia de Camarate mata o primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro e outras 7 pessoas a bordo do avião.

Por que a década de 1980 ficou conhecida como década perdida? Aquela década ficou assim conhecida por conta da crise econômica nos anos 80. Afinal, foram verificadas fortes reduções no PIB brasileiro, sendo que a média nos anos 70 caiu de 7% para 2% nos anos 80.

Resposta verificada por especialistas
Na década de 1980, por conta da crise mundial (Bolsa de valores de Nova York), a produção industrial caiu bastante e o país não foi bem economicamente. De certa forma, os militares estavam inseguros com o rumo econômico do país e com as cobranças do povo por eleições diretas.

Como vimos, foi a época em que os millennials eram crianças ou adolescentes nesse período, portanto, foi a última geração a acompanhar a transição entre o analógico e o digital. Esse grupo tem crescido junto com a tecnologia, então consegue comparar bem como era a vida antes e depois da internet.

O ano de 1987 é sem dúvidas o mais imprevisível quando falamos em sucessos do cinema. Isso porque diferentemente de todos até agora, sabíamos exatamente anunciar “o grande” sucesso de cada ano.