Por que a estrela é um dos símbolos de Natal?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

2) Estrela de Natal: símbolo natalino representa o caminho de luz que guia a humanidade. Já a estrela que sempre aparece no topo das árvores de Natal tem sua origem na religião cristã. Ela representa a estrela de Belém que, de acordo com os cristãos, guiou os 3 reis magos até o local do nascimento de Jesus.

Simboliza a estrela de Belém que guiou os sábios de outras culturas em direção a Cristo. É um brilho de esperança e de luz que domina o céu escuro da nossa humanidade e nos convida a segui-la. As velas também lembram a estrela de Belém e a Luz de Cristo.

Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Todas essas luzes saúdam o início de uma nova era, a Era Cristã. As velas, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas com a generalização da eletricidade.

Significado de Estrela
substantivo feminino Astro dotado de luz própria, observável sob a forma de um ponto luminoso. Qualquer corpo celeste ou astro que pode ser avistado no céu à noite. [Figurado] Artista muito famoso: estrela de cinema.

A estrela de Belém é um símbolo da tradição cristã, que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.

Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

Um dos símbolos do natal mais famosos é o Papai Noel, que alegra a criançada com a entrega de presentes, mas a árvore de Natal, o peru e a ceia também são outros símbolos do natal que carregam significados importantes e serão explicados no decorrer do texto.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

As estrelas geralmente aparecem no topo das árvores de Natal e, segundo a crença católica, uma estrela acompanhou e orientou a caminhada dos três reis magos até Belém, onde Jesus nasceu.

A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: "25 de dezembro - natus Christus in Betleem Judeae.", que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data - 25 de dezembro de 336 - é a primeira celebração do Natal registrada.

Thomas Edison

Thomas Edison, o inventor da primeira lâmpada elétrica funcional, foi também o criador do primeiro cordão de luzes elétricas. Na altura do Natal de 1880, Edison pendurou essa grinalda no exterior do seu laboratório e os transeuntes viram as primeiras decorações natalícias iluminadas.

A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.

Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.

A partir de então, o ciclo evolutivo das estrelas, em geral, depende de um componente: a massa. Quanto maior a massa do astro, mais energia ele será capaz de produzir, o que significa que será uma estrela com brilho mais intenso e, ao mesmo tempo, com vida muito menor.

Do latim stella(la).

O símbolo é constituído por dois triângulos porque, no alfabeto hebraico usado na época do Rei Davi, o nome "Davi" era composto por 3 letras: Dalet, Vav e Dalet, sendo que esta última tinha uma forma triangular. Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi.