Por que a gente tem que obedecer os pais?

Perguntado por: areis2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Esse mandamento se refere ao governo da família, que é pautado pelo governo dos céus. O mandamento de honrarmos nossos pais faz eco ao sagrado espírito das relações familiares nas quais — na melhor das hipóteses — temos sublimes demonstrações de amor e zelo celestial uns pelos outros.

E o Pai, aquele que enviou Jesus ao mundo, age e o Filho somente age em obediência ao seu mandato. Entre o Pai e o Filho há uma relação de amor; o Pai ressuscita e não julga. Aos seres humanos cabe guardar a Palavra do Filho, para poder herdar a vida eterna.

Quando o pai e a mãe de uma família [são selados], seus filhos que não transgredirem estarão seguros pelo selamento com o qual os pais foram selados. Esse é o juramento que Deus fez a nosso Pai Abraão, e essa doutrina perdurará para sempre.”

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.

Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos sem restrições. O Senhor disse: “Eu, o Senhor (…) deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim” (D&C 76:5). A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial.

Que ou quem é submisso, humilde, dócil.

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à apalavra do Senhor? Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros.

Para as pessoas jovens, honrar pai e mãe significa, apropriadamente, obedecer, respeitar e seguir o exemplo de pais justos. O Apóstolo Paulo salientou esse ponto ao ensinar: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [em tudo que é justo, creio eu]; porque isto é agradável ao Senhor.” (Colossenses 3:20.)

É possível que, em algumas situações, a criança esteja sendo desobediente por ainda não estar pronta para entender o que deveria fazer ou ainda não ter a capacidade cognitiva para absorver as solicitações de seus pais”, pontua a psicóloga.

Não responda.

  1. Reconheça o problema antes de tomar qualquer atitude. Se notar qual é o problema e tentar mudar a situação, já vai estar dando um passo muito importante. ...
  2. Peça desculpas aos seus pais. Admita que você os desrespeitou e peça ajuda para mudar de comportamento.
  3. Dê um "tempo mental".

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Os filhos rebeldes são crianças que nunca estão satisfeitas com nada, dão chilique e não têm medo de qualquer tipo de castigo, sendo capaz de acabar com a paciência de qualquer adulto. No entanto, como tudo na vida, apesar desses pontos negativos, a rebeldia tem uma grande vantagem.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Não podemos nos esquecer de que cumprir ordens faz parte de nossa vida diária, e tudo se inicia na nossa infância, pois temos que entender que quem nos orienta normalmente terá mais experiência do que nós, e portanto, mais a nos ensinar.

Ser obediente inclui respeitar os pais, honrando as ideias deles sobre o que é melhor para você e demonstrando que acha importante ouvi-los. Escute quando eles falarem e responda às perguntas deles. Não os ignore em público.

Porque a obediência tardia não gera frutos para toda a coletividade de pessoas e traz malefícios para os infratores. Na realidade, a obediência tardia é baseada no mau exemplo com relação às regras da sociedade.

Filhos, obedeçam aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar, porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês. Respeite seu pai e sua mãe. Dos Dez Mandamentos de Deus este é o primeiro que termina com uma promessa.