Por que a Lúcia apelidou as pedras de Tia Nastácia do Rio?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Suas águas muito apressadinhas e mexeriqueiras correm por entre pedras negras de limo, que Lúcia chama as “tias Nastácias do rio”. Tia Nastácia, de “excelente negra de estimação”, é vista como “a negra de estimação que carregou Lúcia em pequena”.

Paulo - A atriz Jacyra Sampaio, a Tia Anastácia, morre aos 76 anos - 30/09/98. O Brasil perdeu na madrugada de ontem um dos ícones mais lembrados pela geração que hoje tem entre vinte e trinta anos de idade.

A “negra de estimação” Tia Nastácia é a criada da casa que muitas vezes é vista como a cozinheira de “deliciosos quitutes”, o que sugere que ela mantém com a família proprietária uma relação simpática, conduzindo muitos leitores de Lobato a aceitarem como legítima a condição social atribuída a ela.

29 de setembro de 1998

5 de julho de 1948

No dia 5 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morre aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral. Música do dia: Tia Anastácia, de Dorival Caymmi. No dia 5 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morreu aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral.

Na edição original, ele nos informou que Narizinho “era uma netinha (de Dona Benta) órfã de pai e mãe”. Depois disso, ele nunca mais tocou no assunto, nunca mais alguém citou de quem a menina era filha, se de um filho ou de uma filha de Dona Benta.

Tia Nastácia é a cozinheira do Sítio, medrosa mas de bom coração, a “segunda avó” das crianças do Sítio. A extrema bondade de tia Nastácia dava-lhe, no contexto do Sítio do Picapau Amarelo, o verdadeiro ar de brasilidade, junto a uma Dona Benta de formação cultural européia.

"Na casa ainda existem duas pessoas — Tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo", escreveu Monteiro Lobato em “Reinações de Narizinho”, livro infantil de 1931.

Monteiro Lobato criou Tia Nastácia com habilidades mágicas na cozinha. Ela é uma profunda conhecedora dos sabores e das tradições populares do Brasil. Para Narizinho e Pedrinho, frita bolinhos de chuva, assa biscoitos, cozinha lentamente a geleia feita com as jabuticabas plantadas no quintal.

Tia Nastácia

Na casa ainda existem duas pessoas – Tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo. Emília foi feita por Tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa.

A eterna Dona Benta do programa infantil 'Sítio do Picapau Amarelo' (1977), Zilka Sallaberry estreou na Globo em 1967, na novela 'A Rainha Louca'. A atriz nasceu no Rio de Janeiro, em 1917, e morreu em 2005, aos 87 anos.

Emília defende que a alfabetização é um caminho para se apropriar da escrita e de todos os benefícios que ela pode proporcionar.

A família de Jacira viveu em Santa Cruz do Rio Pardo nos anos de 1920. A atriz nasceu no dia 28 de agosto de 1922, filha de Herculano Almeida de Sampaio e Sebastiana Ritta Santos de Sampaio.

Pedrinho – César Cardadeiro
César Cardadeiro, hoje com 33 anos, deu vida ao sonhador Pedrinho no “Sítio do Picapau Amarelo” até 2003. Atualmente, ele é pai de uma menina e segue na carreira de ator. Nos últimos anos, ele esteve nas novelas “Jesus” e “Amor sem Igual”, ambas da Record.