Por que a Nike saiu do Flamengo?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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O clube de forma repentina, anunciou a rescisão unilateral do contrato, e um acordo com a empresa brasileira Olympikus. Dessa forma, a Nike se irritou e entrou com uma ação judicial contra o clube, alegando que o vínculo terminava apenas em junho de 2009.

Por outro lado, Dorival Júnior, Diego Alves, Diego Ribas e Rodinei deixaram o Rubro-Negro em 2023. ENTENDA AS MOVIMENTAÇÕES DO FLAMENGO NO MERCADO PARA 2023: Quem chega: Gerson e Vítor Pereira. Em negociação: Hugo Souza, com oferta para sair para o Vissel Kobe, do Japão.

Há um mínimo de R$ 32 milhões por ano a ser pago pela fornecedora ao Flamengo.

Se mantendo no topo da lista, o Manchester City aparece com uma receita de 731 milhões de euros (aproximadamente R$ 4 bilhões) na temporada de 2021/22, seguido do Real Madrid com € 713 milhões (aproximadamente R$ 3,9 bilhões).

O valor mínimo que a Puma paga é o de R$ 22,5 milhões por ano, além de lucros com vendas. Com a Adidas, o Alviverde recebia cerca de R$ 20 milhões – no total, a vantagem chega a 10% em relação ao contrato anterior.

O contrato tinha vencimento até 2025 e, depois de uma renovação estabelecida em 2017, passou a valer até 2029. A Nike combinou o pagamento de R$ 25 milhões em luvas pela assinatura do novo contrato.

E os royalties sobre a venda de camisas também têm aumento substancial: de 10% para 35% por peça comercializada. Gilmar Ferreira, do blog "Futebol, coisa e tal", do Extra, noticiou primeiramente alguns detalhes do novo acordo.

Domingos Marques de Azevedo; presidente.

Com a base vitoriosa de 2023 renovada para a temporada, o Flamengo foi ao mercado para buscar reforços pontuais. Além da chegada em definitivo de Ayrton Lucas e a contratação de Vítor Pereira, o Rubro-Negro trouxe Gerson e Augustín Rossi para reforçar o elenco.

Filipe Luís foi o primeiro, com David Luiz sendo o mais recente, ambos com acordo por mais uma temporada. Léo Pereira ainda não teve novo contrato anunciado oficialmente, mas Marcos Braz, vice de futebol do clube, já confirmou que as partes chegaram a um acerto.

No Brasil, apenas o Corinthians é patrocinado pela marca, e recebia cerca de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões. Recentemente, assinaram um novo vínculo válido até 2027, e o clube irá receber R$ 25 milhões em luvas pelo novo negócio.

Pelo novo compromisso, o clube prevê receber R$ 75 milhões no primeiro ano, enquanto receberia R$ 40 milhões pelos termos anteriores. O acordo do Flamengo com a Adidas iria até 2023. O novo contrato foi feito retroativo para substituir o anterior, iniciando em abril de 2021 e se encerrando em 2025.

Além da Emirates, o Real Madrid tem a Adidas como sua outra grande parceira comercial. O atual acordo com a marca alemã é válido até 2027/2028 e rende cerca de € 115 milhões (cerca de R$ 607 milhões) por temporada.

Entre os mais pobres, 12,8% das respostas citaram o time paulista; na faixa mais rica, o percentual chega a 20,1%.

O Flamengo é o único time não europeu na lista dos 50 clubes de futebol com as marcas mais valiosas no mundo em 2021/2022. Segundo estudo da consultoria britânica Brand Finance, o rubro-negro ocupa a 49ª posição, com marca avaliada em 96 milhões de euros (R$ 614 milhões à época do estudo).

Centauro e Nike possuem as lojas mais cobiçados pelos adeptos dos esportes aqui no Brasil. Pedro Zemel é o CEO do Grupo SBF, dono da rede de varejo Centauro e da distribuição da Nike aqui no Brasil.