Por que a palavra ritmo não tem acento?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

De início, é preciso deixar claro que "ritmo" se escreve sem acento ("ritmo"). Esse vocábulo, que tem apenas duas sílabas (rit-mo), é paroxítono, tão paroxítono quanto "copo", "rosto", "laço", "vidro", "nosso", "peço", "digo", "logo", "hino", que não recebem acento gráfico.

substantivo masculino Sucessão de tempos fortes e fracos que se apresentam alternada e regularmente; cadência, compasso: ritmo poético.

A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.

Em verdade, polícia (com a sílaba tônica li) tem acento gráfico porque é um vocábulo paroxítono terminado em ditongo; já na palavra policia, a sílaba forte é ci, e esse fato não gera razão alguma para que exista acento gráfico no mencionado vocábulo.

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

A palavra “árvore”é uma oxítona. Todas as oxítonas são acentuadas. Classifica-se como proparoxítona as palavras que possuem a penúltima sílaba como tônica.

Esse vocábulo é acentuado em razão de ser uma oxítona (última sílaba tônica) terminada com E (a regra, a propósito, diz que se acentuam as oxítonas terminadas em A, E, O e EM – seguidas ou não de S).

Regras Complementares:

  • Os ditongos abertos nas paroxítonas não são acentuados. ...
  • As vogais i e u, quando sozinhas na sílaba ou seguidas de s, recebem acento agudo, mas se vierem após ditongo, não recebem. ...
  • Os verbos arguir e redarguir não recebem acento agudo, mas na pronúncia é como se fossem acentuados.

Só recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que não terminam em a, e, o, am, em e ens. No mais, são acentuadas as que terminam em: * i, is: júri, dândi, táxi, biquíni, safári, íris, lápis, grátis, tênis.

a) quando precedidos de vogal idêntica: vadiice; b) quando seguidos de -nh: rainha, fuinha. Os nomes próprios obedecem às mesmas regras de acentuação dos substantivos comuns. Assim, temos: Aída, Arduíno, Bocaiúva, Camboriú, Criciúma, Heloísa, Itajaí, Laís, Luísa, Paraíba, Piauí, Suíça, etc.

Como as vogais tônicas “e” e “o” estão estão no final da sílaba e são seguidas de consoantes nasais “m” ou “n”, o Acordo Ortográfico aceita tanto o acento circunflexo como o acento agudo em palavras como sêmen/sémen, fêmur/fémur, vômer/vómer, Fênix/Fênix, ônix/ónix.

Levando em consideração que palavras oxítonas terminadas em u não têm acento agudo, a resposta certa é: caju tem acento! A regra é simples: toda palavra oxítona, isto é, que tem a última sílaba tônica, só é acentuada quando terminada em “a”, “e” e “o”, seguida ou não de “s”.

De início, é preciso deixar claro que "ritmo" se escreve sem acento ("ritmo"). Esse vocábulo, que tem apenas duas sílabas (rit-mo), é paroxítono, tão paroxítono quanto "copo", "rosto", "laço", "vidro", "nosso", "peço", "digo", "logo", "hino", que não recebem acento gráfico.

Por isso, a divisão silábica das palavras indicadas pela consulente é feita da seguinte forma: rit•mo (rit-mo) e rít•mi•co (rít-mi-co).

O ritmo é determinado pela duração das notas musicais e pela duração das pausas (intervalos sem som). Algumas notas, por exemplo, representam 1 tempo, outras somente meio tempo ou 4 tempos, etc. Uma sequência de três notas musicais pode dar origem a diversas composições apenas pela mudança do ritmo.

ritmo substantivo, masculino (plural: ritmos m)
Se ele mantiver este ritmo, ele vencerá a corrida.