Por que a pessoa não sente fome?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Entre os principais motivos para não sentir vontade de comer estão:

  • Anorexia;
  • Doenças agudas;
  • Doenças crônicas;
  • Problemas emocionais;
  • Consumo de álcool e drogas;
  • Uso de determinados medicamentos.

Alguns remédios caseiros naturais para ajudar a abrir o apetite são:

  1. Chá de hortelã O chá de hortelã melhora a digestão dos alimentos e diminui a sensação de estômago cheio, sendo uma ótima opção para estimular a fome e abrir o apetite. ...
  2. Suco de laranja e levedura de cerveja. ...
  3. Chá de equinácea. ...
  4. Suco de maracujá com gengibre.

Após 72 horas sem comer, o cérebro reduz seu trabalho em até 75% e passa a sentir falta da glicose. O metabolismo também começa a ficar mais lento, você pode ficar ainda mais irritadiço e muito mais sonolento. Os hormônios também começam a sofrer algumas alterações por conta do jejum.

Elevados índices de estresse geram falta de apetite, isso acontece devido ao hormônio corticotrofina (CRH) que é liberado após situações de grande ansiedade e afeta diretamente o sistema digestório e suprime o apetite.

Houve alteração de apetite? Há muito mais causas de perda de peso com perda de apetite (neoplasias, doenças crônicas, DPOC, doença de trato gastrintestinal, depressão, uso de drogas) do que perda de peso com aumento do apetite (hipertiroidismo, diabetes, síndrome de má-absorção).

E da mesma forma que algumas frutas podem abrir o apetite, outras ajudam a saciar a fome e trazer aquela sensação de que não é necessário comer mais. São elas: maçã, morango, pera, uva, laranja, mexerica, entre outras. Elas podem ser consumidas com casca ou bagaço.

Opte por uma alimentação mais leve, como bolachas de água e sal, pão simples, banana, arroz ou sumo de maçã. Se não conseguir reter os alimentos sólidos no estômago, tente comer gelo esmagado, sumo de fruta completamente natural ou gelados de sumo.

Quais os sinais e sintomas da má alimentação?

  • Mal hálito.
  • Cabelo ralo.
  • Imunidade Baixa.
  • Constipação.
  • Baixa energia / cansaço.
  • Diarreia.
  • Apatia ou irritabilidade.
  • Falta de apetite.

Ao realizar apenas uma refeição por dia estará reduzindo a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental. Alguns sintomas podem aparecer como: cansaço extremo, dores de cabeça, confusão mental e irritabilidade entre outros.

Lavitan A-Z é um suplemento vitamínico e mineral para complementar a alimentação de adultos. Com sua fórmula balanceada rica em zinco, auxilia os homens na produção de testosterona, além de fortalecer o sistema imunológico e fornecer mais energia para o dia a dia.

A falta de apetite no idoso também está relacionada a problemas na dentição, como patologias, securas e próteses mal adaptadas. Na terceira idade, a deglutição fica mais difícil e o ato de comer alimentos sólidos pode ser bastante desconfortável. Tudo isso contribui para que o idoso perca o interesse em se alimentar.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

As alterações físicas provocadas pela depressão e que levam à perda de peso são causadas, principalmente, pela falta de apetite, entretanto, o mau funcionamento do organismo também colabora para o quadro.

A fome é a sensação fisiológica que o organismo produz quando precisa de energia e nutrientes. O estômago vazio libera um hormônio chamado grelina, que age diretamente no cérebro e ativa a sensação de fome.

Maçã aumenta a fome? Apesar de ser uma impressão comum para quem come maçã (leia abaixo), a especialista explicou que não existe um estudo que comprove que a fruta aumenta a fome. Pelo contrário: por ser fonte de fibras, a maçã poderia contribuir para o aumento da saciedade.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.