Por que a segunda lei de Mendel é chamada de lei da segregação independente?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso.

Quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes eles segregam de forma independente, porém, quando estão localizados no mesmo cromossomo, não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta. Esse processo é chamado de ligação gênica.

O que é a lei de segregação independente? A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes são distribuídos para os gametas independentemente um do outro. Em outras palavras, o alelo que um gameta recebe para um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.

A Segunda Lei de Mendel diz respeito a alguns aspectos da genética estudada por Mendel. É conhecida por Lei da Segregação Independente e estabelece que alelos para duas ou mais características se distribuem no momento da formação dos gametas e que, além disso, se combinam de maneira completamente aleatória.

Em sua primeira lei, Mendel demonstrou que cada par de alelos se segregam na formação de gametas. Dessa maneira, metade dos gametas leva um alelo do par e a outra metade dos gametas leva o outro alelo do par. Na segunda lei, Mendel fala sobre a segregação independente.

A segunda lei de Mendel, não poderá ser aplicada em ocasiones onde os genes estejam localizados cromossomos homólogos. Nesse caso os caracteres são transmitidos ligados.

A partir destes experimentos, Mendel chegou à conclusão de que os filhos herdam características dos seus pais por meio dos genes. Quando da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, há a formação do zigoto que carrega informações genéticas do pai e da mãe.

Quando as características analisadas são controladas por genes que estão no mesmo cromossomo. Dizemos, então, Ligação Gênica. De acordo com a Segunda Lei de Mendel, dois ou mais pares de genes situados em cromossomos diferentes irão se segregar independentemente durante a meiose na formação dos gametas.

A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

A segregação é consequência da localização dos genes nos cromossomos e do comportamento desses durante a formação dos gametas, através do processo de meiose. O monge Gregor Mendel realizou seus estudos com objetivo de compreender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra.

Determinando o número de tipos de gametas na segregação independente. Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se encontram na condição heterozigota.

Quais das afirmações são verdadeiras em relação à segregação independente ou Segunda Lei de Mendel? As afirmativas que estão corretas são a I e III.

De forma simplificada, Gregor Mendel foi capaz de notar que ao cruzar uma ervilha de cor amarela e textura lisa com uma verde e rugosa, pode nascer uma amarela rugosa. Ou seja, a característica cor não depende da característica textura.

Em biologia, a segregação está na área da genética, designada para a separação dos cromossomos do pai e da mãe. A segregação reúne as unidades hereditárias, transmitidas para os filhos e constituídas por DNA.

Os cromossomas homólogos, com as suas versões diferentes de cada gene, são segregados aleatoriamente nos núcleos das células filhas, resultando numa variedade de possíveis arranjos genéticos. Genes que estão em diferentes cromossomas (como os genes A e L) são segregados independentemente.

As Leis de Mendel
A partir da fertilização de ervilhas por várias gerações, Mendel estabeleceu três leis.

Conclusões das leis de Mendel
as características são hereditárias e vêm das gerações representadas pelo pai e mãe; os traços vêm da geração parental para os descendentes através dos genes ou fatores; Os descendentes herdam apenas um gene do par do pai e um gene do par da mãe para cada característica.