Por que a zebra não é domesticada?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Zebras são selvagens e agem como tal. Sua natureza agressiva não permite a doma, muito menos a domesticação.

R$ 3.615,00.

Em cativeiro, elas podem viver 40 anos. Isso se deve ao fato de que, em cativeiro, esses animais não precisam se preocupar, por exemplo, com a falta de recursos e também com predadores, como leões, crocodilos e hienas.

Há o rumor de que zebras têm um coice mais poderoso, mas a evidência que sustenta isso é puramente anedótica. O fato de que zebras são mais difíceis de domar que cavalos pode estar do trás do mito.

zebra de Grevy

A zebra de Grevy, a espécie de zebra mais rara do mundo, foi a mais atingida pela seca. A fundadora e diretora executiva do Grevy's Zebra Trust, Belinda Low Mackey, disse à CNN que a taxa de mortalidade da espécie só aumentaria se nenhuma chuva significativa caísse na região.

O zebralo é o resultado do cruzamento entre cavalos e zebras, trata-se de um híbrido e, assim como acontece com a combinação de outras espécies, é estéril. Conheça melhor esse exemplar exótico, cuja aparência combina as características das duas espécies do gênero Equus.

20 anos

Em estado selvagem, as zebras podem viver, em média, 20 anos, enquanto que, em cativeiro, podem chegar aos 40 anos. Essa diferença está no fato de que, no ambiente selvagem, esses animais precisam lutar por recursos e sobreviver a predadores. As zebras são predadas por animais como leões, hienas e crocodilos.

Na condição de quem deve correr para não virar alimento, a zebra, tem campo visual lateral, ou seja, enxerga melhor o que está se aproximando sorrateiramente pelos lados; enquanto o leão, na condição de predador, tem ótima visão central para ver de longe e com precisão onde está o seu alimento: a pobre zebra.

O biólogo Guilherme Domenichelli, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, confirma que as zebras são realmente brancas com listras pretas, e não o contrário.

Trata-se de um animal quadrúpede, encontrado na África e que se destaca por apresentar corpo com pelagem em um padrão de listras. O nome zebra se refere a três grupos de animais viventes: Equus quagga (zebra-das-planícies), Equus grevyi (zebra-de-grevy) e Equus zebra (zebra-das-montanhas).

leões

Além do mais, zebras são agressivas, pois evoluíram na África, onde os leões são seu principal predador.

De acordo com o Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, as zebras são capazes de correr a velocidades de até 56 quilômetros por hora. Mas não é só isso: elas são capazes de dar uma poderosa patada quando um predador (como um leão ou uma hiena) se aproxima delas, e até mesmo causar ferimentos nos predadores.

Zebra-de-grévy (Equus grevyi)
De acordo com dados da IUCN, estima-se que a população deste animal seja inferior a 2400 indivíduos. A principal ameaça para sua extinção está relacionada à perda do habitat e diminuição dos recursos essenciais para a vida, como água e alimentos.

1) Uma zebra percorreu certa distância em 40 minutos, a uma velocidade de 64 km/h. A leoa consegue atingir uma velocidade de 80 km/h.

Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra - 1950
A primeira grande zebra das Copas e até hoje uma das maiores da história, ocorreu no Mundial do Brasil de 50.

girafa

- A girafa dá o coice mais violento do mundo animal; - Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano; - Um porco-espinho tem em média 30 mil espinhos.