Por que acontece a diferença salarial?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

No Brasil também é dito que a diferença salarial entre homens e mulheres é resultado do machismo e preconceito. A diferença no rendimento médio entre homens e mulheres é de 20%, mas a comparação é feita nas mais diversas profissões, cargas horárias, níveis educacionais e índices de produtividade.

O que é uma diferença salarial: O cálculo de uma diferença de verbas pagas em folha de pagamento, consiste em encontrar possíveis diferenças de valores entre um cálculo já efetuado e um novo cálculo, ou ainda pagamento de valores devidos que não foram considerados no pagamento que originou o cálculo da diferença.

As diferenças salariais também são explicadas pela teoria da segmentação. De acordo com Solimano (1988), trabalho segmentado é a distinta remuneração de trabalhadores em diferentes empregos, no entanto, com as mesmas produtividades. Há três vertentes acerca da análise das causas do mercado segmentado.

A situação fica evidente principalmente pela inferioridade salarial — mesmo sendo a maioria no mercado de trabalho com curso superior, as mulheres recebem salários menores que homens que atuam com os mesmos cargos — mas também acontece por meio de assédio sexual, moral e pressão por parte de colegas de trabalho homens.

O que causa a desigualdade econômica? A desigualdade econômica está relacionada a diversos fatores, incluindo questões políticas, sociais, de gênero e de raça. Uma das questões principais é o não interesse em uma distribuição de renda equilibrada, que leva à consequente disparidade.

Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

  1. Contrate mulheres para cargos influentes. ...
  2. Advogue pelas mulheres da sua equipe. ...
  3. Esteja atualizado em relação ao mercado salarial. ...
  4. Dê exemplo de boas habilidades de negociação. ...
  5. Seja um mentor.

Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

As causas da desigualdade de gênero possuem raízes históricas. Passando pela formação patriarcal da nossa sociedade, que sempre privilegiou os homens, e pela divisão histórica do trabalho, que relegou às mulheres o trabalho doméstico e de cuidado dos filhos.

Para isso, basta multiplicar o valor do reajuste salarial pelos meses de diferença. Assim, no exemplo, se a data-base era 1º de maio, mas o reajuste só foi feito em agosto, o cálculo ficaria: Valor do Reajuste x Meses de Diferença = 100 x 3 = 300.

Dissídio salarial: o que é, como funciona, tipos e como calcular. Dissídio é o acordo que acontece entre empresa e funcionários para o reajuste percentual do salário com base na inflação. Esse acordo é, geralmente, mediado pelo sindicato. A palavra dissídio significa "divergência" ou "conflito" no contexto jurídico.

As desigualdades de rendimentos entre homens e mulheres no Brasil são grande parte resultado de uma inserção no mercado de trabalho diferenciada por sexo e com maior participação feminina em ocupações precárias, de baixa qualificação e predominantemente no setor de serviços.

A equiparação salarial é a garantia de que colaboradores que exerçam a mesma função dentro de uma empresa recebam também o mesmo salário. Para entender melhor o que é a equiparação salarial, é necessário voltar a um princípio básico garantido pela Constituição Federal: todos os brasileiros são iguais perante a lei.

Desenvolvedor front-end e técnico administrativo estão entre as funções em que os homens recebem bem mais que as mulheres, de acordo com pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE).

A falta de recursos para a educação, saúde, áreas sociais, cultura e demais vertentes faz com que o problema da desigualdade aumente, prejudicando a massa trabalhadora. Independentemente de ideologias ou modelos econômicos, os governos devem ter um planejamento para garantir o que é direito da população pela lei.

Má distribuição de renda
A má distribuição de renda é, possivelmente, a maior causadora da desigualdade social de um país. A má distribuição da renda acontece quando existe um desequilíbrio entre a população que possui alta renda e a população mais pobre.

Por estarem mais sobrecarregadas, com a multiplicidade de tarefas domésticas e trabalho, as mulheres sofrem com a indisponibilidade de tempo para cuidar delas próprias. As políticas e serviços de saúde não estão ainda adaptados às necessidades de um género com "menos" tempo.

Desigualdade econômica no cenário mundial
Ela pode ser fruto social – do local em que se vive; racial – desigualdade por raça, cor, etc.; da educação – alguém que concluiu seus estudos em escola pública, por exemplo; sexo – diferenças gritantes entre homens e mulheres; gênero — diferenças entre héteros e transgêneros.

A desigualdade econômica pode ser causa ou consequência de outras disparidades — a social e a política, por exemplo. Elas são evidenciadas a partir do lugar onde o indivíduo nasceu, seu gênero e até os pais que possui. Todas as formas de desigualdade estão intimamente relacionadas e se auto perpetuam.

Desigualdade no trabalho: Como reduzir

  1. Pague seus funcionários com ações da empresa. ...
  2. Não apenas treine seus funcionários sobre o viés de gênero. ...
  3. Forneça um espaço seguro para pessoas sub-representadas. ...
  4. Parceria com iniciativas que já estão reduzindo as desigualdades.

Para alcançar a igualdade salarial, todas as esferas da sociedade devem fazer sua parte. O governo, implementando um maior número de creches e tornando lei a licença-maternidade compartilhada, o que permitiria às mulheres mais dedicação à sua vida profissional.

Continuar lendo O que é abono salarial?