Por que açúcar da sono?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os picos de glicemia reduzem nosso estado de alerta natural do corpo, provocando sensação de sono e cansaço. Normalmente, pessoas que comem muito açúcar e carboidrato, esquecem de dar a mesma importância às proteínas e gorduras boas.

O carboidrato desencadeia a liberação de insulina, um hormônio indutor do sono. Alimentos ricos em triptofano como leite, aves, carnes magras, arroz, frutas secas, ovos, entre outros, também beneficiam a hora de dormir.

O Açúcar e a Dopamina
Ela interage também com uma via do nosso cérebro chamada mesolímbica, que é o centro de recompensa do cérebro. Quando o açúcar age nessa via, é capaz de aumentar a produção de dopamina, uma molécula relacionada popularmente como “molécula do prazer”, nos dando maior sensação de recompensa.

Quando comemos o doce em jejum ou no intervalo das refeições, a insulina está quieta no seu canto, “repousando”, então ocorre uma subida muito rápida da glicemia. Isso “desperta ” a insulina que, rapidamente, chega em grande quantidade para fazer seu “trabalho” e guardar a quantidade de açúcar ingerida.

Comer doces muito perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono. Isso acontece porque o açúcar gera um impulso de energia, o que sempre atrapalha quando você está tentando relaxar. O ideal é deixar de lado o consumo de alimentos – especialmente doces – por pelo menos duas horas antes de dormir.

Isso porque a diabetes e o sono estão diretamente ligados. A hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

Os picos de insulina são níveis muito elevados desse hormônio no sangue. Esses níveis costumam ocorrer em duas situações típicas: em uma refeição com elevados teores de carboidratos ou pelo consumo em grande quantidade de qualquer alimento em uma mesma refeição.

Açúcares em excesso
Doces, bolos e até frutas secas em grandes quantidades estão proibidos. “O açúcar estimula a liberação de insulina, hormônio que impede e atrapalha a produção de outros hormônios durante a noite”, aponta a dra.

A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite.

Não respeitar a fome antes de dormir pode trazer prejuízos à saúde. O nosso corpo não para de trabalhar, mesmo quando estamos dormindo. Isso também significa que o corpo precisa de nutrientes para manter seu funcionamento normal durante o sono.

1 – Você come demais antes de dormir
Seu pâncreas, então, libera um hormônio chamado insulina, que manda suas células absorverem a glicose. Isso faz com que os níveis da substância, que até então estavam altos, caiam novamente e em pouco tempo, levando à fome.

Quando consumimos o açúcar, ele ativa no cérebro as regiões que nos dá prazer e sensação de recompensa, portanto, possui propriedades viciantes, o que desperta cada vez mais desejo. Também é secretado a dopamina, hormônio esse responsável pela sensação de bem estar e prazer.

O açúcar é um carboidrato que ao ser digerido transforma-se em glicose, levando energia para o funcionamento das células. Quando seu consumo ultrapassa os limites, ocorre um desequilíbrio na produção de insulina, sendo que, o excesso desse hormônio no organismo pode ocasionar uma série de efeitos negativos.

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.

"O excesso de açúcar em uma dieta pode levar à diabetes, mas antes disso, a problemas circulatórios, oculares, deficiência de cicatrização, perda de sensibilidade nas extremidades e lesões em órgãos, como rins e cérebro, olhos (retina).

Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas especialistas atestam que algumas guloseimas açucaradas são poderosas fontes de energia para quem quer turbinar os resultados na academia. Com à devida cautela, o doce não precisa entrar em conflito com seus objetivos de condicionamento físico.